Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Choque-Rei terá reencontro: Felipão já foi ‘salvo’ por gols de Cuca

Felipão indicou Cuca ao Grêmio no fim dos anos 80 e teve o emprego salvo por uma atuação de gala do então armador. Como técnicos, o são-paulino leva vantagem no duelo

Felipão e Cuca vão se enfrentar neste domingo, no Allianz Parque - FOTOS: Cesar Greco e Rubens Chiri
Escrito por

O clássico entre Palmeiras e São Paulo, às 16h deste domingo, no Allianz Parque, terá um reencontro especial fora das quatro linhas: Luiz Felipe Scolari, técnico do Verdão, tem papel importantíssimo na trajetória profissional de Cuca, que fará sua reestreia pelo Tricolor no Choque-Rei.

Em 1987, o técnico Felipão indicou o meia Cuca, então com 24 anos, para o Grêmio. Ele havia se encantado com as atuações do jogador pelo Juventude. E não dá para dizer que o chefe não foi retribuído... Cuca chegou a salvar o emprego dele:

- No Brasileiro de 1987, o Grêmio do Felipão ficou cinco jogos sem ganhar. O Felipão estava a perigo, sabia que seria demitido se não ganhasse do Goiás em Porto Alegre. Então o Felipão chamou o Cuca e disse: "Olha, tu vai jogar, confio em ti. Se eu não ganhar vão me demitir". O Cuca não tinha jogado nenhuma partida como titular, mas o jogo foi 4 a 0, quatro gols dele - lembrou Elvio Coimbra, antigo amigo de Cuca, em uma matéria especial que o LANCE! fez sobre o treinador em 2017.

Os dois se tornaram ídolos do Grêmio - Cuca como jogador e Scolari como treinador. Depois, também conquistaram a torcida do Palmeiras. Cuca chegou a jogar no clube em 1992, quando foi vice-campeão paulista, mas gravou seu nome na história alviverde em 2016, como técnico campeão brasileiro - ainda voltou em 2017 para uma passagem sem taças. Felipão é multi-campeão no Verdão, com troféus de Libertadores, Copa do Brasil e Brasileiro no currículo.

À beira do campo, Cuca leva vantagem nos duelos entre eles: foram cinco vitórias do hoje são-paulino, duas vitórias do palmeirense e dois empates. No último encontro, porém, o Palmeiras de Felipão venceu o Santos de Cuca por 3 a 2 no Allianz Parque.

Os dois treinadores são amigos e costumam se falar com certa frequência. Sempre que foi questionado sobre essa ligação, Cuca fez questão de afastar qualquer tipo de comparação entre eles e de sempre elogiar o antigo comandante. Os dois ficaram ainda mais próximos quando encararam o desafio de dirigirem clubes chineses - Scolari no Guangzhou Evergrande e Cuca no Shandong Luneng.