Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Centro de formação de jogadores faz excursão ao Rio e encara Vasco e Flu

Referência na formação de jovens promessas no futebol de Minas Gerais, A.M.D.H. chega ao Rio de Janeiro nesta semana

(Foto: Felipe Augusto)
Escrito por

Responsável pela formação de atletas em Minas Gerais, a A.M.D.H. (Associação Mineira de Desenvolvimento Humano) fará uma excursão pelo Rio de Janeiro nesta semana. A associação - responsável por revelar o atleta Fernando, de 20 anos, vendido ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia - enfrenta o Fluminense nesta terça-feira, dia 12, em Xerém. Depois, encara o Serrano, em Petrópolis, na quarta, e o Vasco, no CT Artsul, na quinta.

Franz Wendel, treinador da categoria sub-17, e Plínio Junior, técnico do sub-15, serão alguns dos profissionais da A.M.D.H. na excursão. Eles comentaram a experiência. O projeto é campeão do interior por quatro vezes no sub-17.

- Teremos uma semana muito rica, na qual enfrentaremos times grandes do Rio, o Fluminense e o Vasco, e poderemos observar atletas do Serrano. Acredito que será algo bastante produtivo para o clube, pois será uma chance de mostrarmos bons atletas, que podem ser observados e até mesmo captados por grandes clubes de lá. Além de tudo isso, serve de preparação para a nossa equipe para as futuras competições da temporada, o Campeonato Mineiro, a Taça BH e a Copa do Brasil - disse Franz.

- É uma experiência muito boa para os meninos. O Brasil é um país muito grande, então o futebol é diferente em cada estado, tem suas peculiaridades. Para os garotos, muito novos, que precisam ainda de rodagem, é algo muito interessante. Além de, claro, pensarmos na formação de nossa equipe, já que ainda estamos em início de temporada. Nosso time é competitivo e esperamos fazer bons jogos lá - Plínio.

Em julho de 2017, a A.M.D.H. ganhou destaque com a venda de Fernando, que estava no Palmeiras, ao Shakhtar Donetsk (UCR). O atleta, à época com 19 anos, foi formado na associação.

- Além dos resultados, conseguimos também encaminhar vários atletas a grandes clubes de todo o Brasil. São os frutos que a gente colhe deste grande trabalho, que vem evoluindo de forma rápida e eficiente. Um grande exemplo disso é o Fernando, que percebemos ser um atleta diferente logo no início dele aqui. A ascensão foi meteórica. Ele foi praticamente contratado pelo Palmeiras antes mesmo de finalizar a participação na Taça BH. É um garoto brilhante, tem um futuro enorme pela frente. Esperamos que "outros Fernandos" saiam daqui para brilhar mundo afora - disse Evandro Marçal, coordenador do projeto.

Criada em 2008, a Associação Mineira de Desenvolvimento Humano é uma instituição sem fins lucrativos, que iniciou suas atividades com a oferta de aulas de dança de salão para comunidades carentes de Nova Lima, com o apoio voluntário. Quatro anos depois, a entidade lançou o A.M.D.H. Futebol Clube, que desenvolve equipes de alto rendimento no futebol nas categorias infantil e juvenil na cidade de Betim. Logo em seu primeiro ano de existência, a equipe conquistou o terceiro lugar no Campeonato Mineiro Juvenil (sub-17), ficando à frente de Cruzeiro e América-MG. Em 2014 e 2018, a equipe foi vice-campeã do interior.

- O A.M.D.H. Futebol Clube é, de fato, o projeto mais audacioso da nossa instituição. Não é fácil montar um clube de futebol em Minas Gerais, pois a concorrência é forte. Além dos grandes clubes da primeira divisão do futebol brasileiro, temos várias equipes consolidadas no interior e região metropolitana. Mas, trabalhando forte e de forma séria, estamos conseguindo nosso espaço dentro deste cenário. Desde 2012, temos as equipes sub-15 e sub-17 sempre disputando o campeonato estadual e fazendo grandes campanhas, inclusive, com bons resultados frente a Atlético, Cruzeiro e América. Em 2017, passamos pela quarta vez consecutiva à segunda fase do Campeonato Mineiro na categoria sub-15 e conquistamos o título de Campeão Mineiro do Interior. Isso tudo é motivo de muito orgulho para nós e, claro, dá uma motivação a mais para seguir trabalhando e surpreendendo a cada dia - completou Evandro.