Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

CBF muda critérios de classificação para Copa do Brasil de 2024

Na edição de 2024, 80 das 92 equipes que irão disputar a competição sairão dos Estaduais

A taça da Copa do Brasil (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Escrito por

A CBF apresentou o regulamento da próxima edição da Copa do Brasil, e também divulgou algumas mudanças em relação à edição de 2024. A principal delas é que a entidade irá acabar com as vagas para a competição via ranking nacional de clubes.

Com a nova medida, 80 das 92 equipes que irão disputar a competição em 2024 sairão de competições estaduais, ou seja, através do ranking das federações, que definirão quantas vagas cada uma terá direito a distribuir em seus torneios estaduais.

> Veja a tabela do Campeonato Paulista 2023


> São Paulo dispensou Endrick: listamos 20 joias que alguns clubes deixaram escapar

Federações mais bem colocadas, São Paulo e Rio de Janeiro terão direito a seis vagas através de seus campeonatos estaduais. Na sequência, vêm Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, com cinco vagas cada um. Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Santa Catarina, Pernambuco, Mato Grosso, Pará e Maranhão, têm direito a três vagas, enquanto os demais estados fica com duas.

As federações que possuem direito a três vagas, precisam destinar duas delas ao campeão e vice estadual e, depois, escolher a forma como quer destinar a última vaga. As federações que possuem cinco ou seis vagas no torneio, essa a obrigatoriedade sobe para três.

O que não mudará é a entrada dos 12 clubes na terceira fase do torneio, que são os representantes que disputam a Libertadores e os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B.

A primeira fase da Copa do Brasil de 2023 está prevista para os dias 22 de fevereiro e 1 de março. Nesta etapa, 80 clubes disputam a classificação em jogos únicos para a segunda fase. A segunda fase seguirá o mesmo formato de disputa. Os jogos de ida e volta começam a partir da terceira fase da competição.

Os confrontos desde a primeira fase até a final serão definidos por meio de sorteio onde todos os clubes poderão se enfrentar.