Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

CBF informa que ‘suplentes’ na lista de Tite podem jogar o Brasileirão

Palmeiras, Cruzeiro e Grêmio têm jogadores na lista de 35 nomes de Tite, mas poderão escalar os seus jogadores normalmente até a pausa para a Copa do Mundo. Entenda 

Cesar Greco
Escrito por

Fim do mistério. A CBF informou nesta sexta-feira que conseguiu a liberação com a Fifa para que os 12 jogadores 'suplentes' da lista de 35 nomes de Tite poderão jogar o Brasileirão, caso eles sejam de times brasileiros, como são os caso do zagueiro Dedé, do Cruzeiro, e do atacante Dudu, do Palmeiras. Nesta sexta-feira, mais dois nomes foram descobertos: Luan e Maicon, do Grêmio. Da Espanha, o único 'não brasileiro' da lista, o goleiro Neto, do Valencia. 

O que acontece é que, desde o ano passado, a Fifa já havia definido que os jogadores convocados pelas respectivas seleções têm até o dia 20/5, o último domingo, para contar com os atletas.  No dia 21, eles seriam obrigados a liberar os atletas para os times nacionais.

A exceção seria a final da Champions League, que será neste sábado, em Kiev, na Ucrânia, entre Real Madrid e Liverpool. São três brasileiros envolvidos na competição: Marcelo e Casemiro, do Real, e Firmino, dos Reds. Esses só se apresentam na segunda-feira, já em Londres. A CONMEBOL entrou com um pedido e solicitou que atletas convocados também pudessem jogar a Libertadores, o que foi aceito. 

No último meio de semana, Flamengo, Vasco e Cruzeiro, que têm jogadores convocados por outras seleções, jogaram a Libertadores com Cuellar, Trauco no Fla; Martín Silva no Cruz-Maltino e De Arrascaeta, pela Raposa. Isso sem contar com Dedé, na lista de 35 de Tite. Jogaram sem problemas, afinal, era jogo de Libertadores. Grêmio, com Geromel, e Corinthians, com Cássio e Fagner, têm jogadores entre os 23 da Seleção Brasileira, mas optaram por ceder os atletas no dia 21. 

O Palmeiras, porém, jogou a Copa do Brasil e empatou em 1 a 1 com o América-MG, em São Paulo. A CBF informou ao Verdão que o atacante Dudu estava na lista dos 12 suplentes, mas a equipe comandada por Roger Machado, com medo de ser punida por jogar uma competição nacional com o camisa 7, procurou a CBF, que procurou a Fifa, mas não respondeu em tempo hábil. O Palmeiras, então, resolveu poupar o atleta, mas a partir de agora não precisa mais se preocupar. Está liberado.