Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

CBF articula com federações para eleger Caboclo sucessor de Del Nero

Uma reunião nesta quinta-feira visa angariar apoio dos presidentes de federação para fazer de Rogério Caboclo o novo presidente da entidade. Clubes não gostam

Caboclo é diretor executivo de gestão da CBF (Foto: Divulgação/CBF)
Escrito por

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) articula com presidentes de federações estaduais a candidatura de Rogério Caboclo para suceder Marco Polo Del Nero como presidente da entidade máxima do futebol brasileiro. Nesta quinta-feira, está previsto um encontro com os chefes das federações para garantir apoio a Caboclo.

Marco Polo del Nero está afastado desde o dia 15 de março pela Fifa, que opera uma investigação contra o dirigente sobre suspeita de corrupção. A pena provisória, que pode ser ampliada até 30 de abril, pode culminar no banimento do dirigente do futebol, a depender da conclusão do Comitê de Ética da Fifa. Assim, Del Nero trabalha na construção de seu sucessor e nos últimos dias o nome de Caboclo ganhou força.  Ele é atual diretor executivo de gestão da CBF e vinha sendo apontado como possível candidato concorrendo com Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol.

A forma como a CBF conduz o processo e o nome de Caboclo desagradam a grandes clubes. Nesta quarta-feira à noite, Andrés Sanchez, presidente do Corinthians, classificou a reunião na CBF como um "golpe baixo" para eleger um presidente sem a participação dos clubes. O dirigente corintiano já foi diretor de seleções na gestão de Ricardo Teixeira, antecessor de Del Nero.

- Está tendo um movimento na CBF, ouvi pela imprensa, que tem reunião amanhã na CBF para pegar assinatura, se isso for verdade é um golpe baixo. Não pode ter nada sem os clubes, e os clubes não vão aceitar isso - afirmou Andrés, após a vitória do Corinthians sobre o Mirassol nesta quarta na Arena Corinthians.

Ainda é possível que esses clubes insatisfeitos, aliados a federações que são contrárias à indicação de Del Nero, trabalhem na construção de uma oposição.

As eleições na CBF podem ser marcadas para qualquer momento entre abril de 2018 e abril de 2019. A convocação tem que partir do presidente interino da Antonio Carlos Nunes, que ocupa o cargo na ausência de Del Nero  O dirigente voltará ao cargo caso a investigação da Fifa seja arquivada.