Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

CBF anuncia calendário do futebol brasileiro para 2021 e campeonatos não param durante a Copa América

Em virtude da pandemia global de coronavírus, os Campeonatos Estaduais do próximo ano terão início no dia 28 de fevereiro, quatro dias após o fim do Brasileirão 2020

CBF divulga calendário do futebol brasileiro para o próximo ano e as competições nacionais não irão parar durante a Copa América (Foto: Divulgação)
Escrito por

Após diversas mudanças em 2020 devido à pandemia de Covid-19, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o calendário do futebol brasileiro para 2021, com todas as datas previstas para os campeonatos nacionais e estaduais do próximo ano. A bola começa a rolar no dia 28 de fevereiro, quatro dias após o fim do Brasileirão 2020, e vai até 5 de dezembro.

De acordo com o cronograma proposto pela entidade, todas as séries do Campeonato Brasileiro e as fases da Copa do Brasil não serão paralisadas e serão disputadas durante a Copa América 2021, que será realizada na Argentina e na Colômbia, a partir de junho.

Confira o calendário divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF)

Com isso, os campeonatos estaduais terão início no dia 28 de fevereiro e terão 16 datas ao todo. Em meio à uma pandemia que virou o mundo do avesso, as equipes que disputam a Série A do Brasileirão não terão muito tempo de preparação para os estaduais, pois eles começam quatro dias após o fim da principal competição nacional do país, no dia 24 de fevereiro.

Neste sentido, os Campeonatos Estaduais serão finalizados no dia 23 de maio e a Supercopa do Brasil está prevista para o dia 10 de março, novamente em jogo único, como aconteceu em 2020 no confronto entre Flamengo e Athletico-PR. Nesta mesma data, terá início da Copa do Brasil 2021.

Já as eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar, em 2022, serão disputadas em dez datas e divididas em cinco períodos durante o próximo ano (25 de março a 16 de novembro). Contudo, não haverá choque de datas com as competições nacionais.

Por outro lado, Brasileirão e Copa do Brasil serão realizados durante a Copa América e terão choque de datas com o torneio continental. Sediada na Argentina e na Colômbia, a competição ocorrerá de 11 de junho a 11 de julho, de maneira simultânea com os campeonatos no Brasil. 

Dessa forma, todas as divisões do Campeonato Brasileiro têm início previsto para o último fim de semana de maio. A Série B começará dia 29, já as Séries A, C e D terão início no dia 30. Sendo assim, o calendário se encerra no dia 5 de dezembro com a última rodada do Brasileirão 2021.

Cabe salientar que as datas das competições da América do Sul: Recopa Sul-Americana, Copa Libertadores da América, e Copa Sul-Americana serão divulgadas pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Já a Copa do Nordeste também não divulgou o seu calendário para o próximo ano.

Confira das datas das competições nacionais para 2021

Estaduais (16 datas)
28 de fevereiro a 23 de maio

Supercopa do Brasil (jogo único entre o campeão brasileiro e o campeão da Copa do Brasil de 2020)
10 de março

Copa do Brasil (16 datas e oito fases)
10 de março a 27 de outubro

Eliminatórias (10 datas divididas em cinco períodos)
25 de março a 16 de novembro

Copa América (31 datas)
11 de junho a 11 de julho

Brasileirão Série A (38 datas)
30 de maio a 5 de dezembro

Brasileirão Série B (38 datas)
29 de maio a 27 de novembro

Brasileirão Série C (26 datas)
30 de maio a 21 de novembro

Brasileirão Série D (26 datas)
30 de maio a 14 de novembro