Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Cautelosos, Landim e presidente da FPF avisam que só serão interventores da CBF com ‘respaldo’

Mandatário do Flamengo e Reinaldo Carneiro Bastos foram nomeados pela Justiça para assumir o comando da entidade por 30 dias<br>

Landim e Rogério Caboclo - afastado desde junho por denúncia de assédios sexual e moral (Foto: Divulgação)
Escrito por

A última segunda-feira presenciou um abalo nas estruturas dos bastidores do futebol brasileiro. Os presidentes do Flamengo, Rodolfo Landim, e da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, foram nomeados interventores na CBF por uma decisão judicial, mas, sem a obrigação de aceitarem, se mostram cautelosos. Neste primeiro momento, há resistência, afastamento e estudo da dupla em relação à função. 

A informação inicial é do site "ge". A Justiça do Rio de Janeiro, na sequência da anulação da eleição do então candidato único Rogério Caboclo (vencida em 2018), nomeou a dupla para comandar a CBF de forma provisória por 30 dias e conferiu cinco dias para os presidentes responderem se aceitam ou não serem interventores da CBF - cuja entidade recorrerá da decisão.

Em um grupo virtual, Landim encaminhou um áudio a presidentes de clubes das Séries A e B do Brasileiro. O mandatário do Flamengo se diz surpreso e avisa que só aceitaria a missão com o respaldo unânime dos dirigentes.

- Não conheço o excelentíssimo senhor juiz que tomou essa decisão. Nem sei por que ele tomou essa decisão, dou minha palavra para vocês [...] De uma coisa podem estar certos: antes de aceitar qualquer missão que venha a ter só o farei se tiver o respaldo de todos vocês [...] Tenho que entender um pouco mais essa decisão. Tenho várias dúvidas do que está escrito [...] - falou Landim.

Reinaldo Carneiro Bastos também se mostrou reticente quanto à decisão e seguiu a linha de Landim acerca do amparo. Em nota oficial divulgada na última segunda-feira, Flamengo e Federação Paulista de Futebol informaram que analisarão em conjunto a federações, clubes e advogados. Confira:

- Os presidentes da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, e do Clube de Regatas do Flamengo, Rodolfo Landim, informam que analisarão em conjunto com federações, clubes e advogados a decisão da Justiça do Rio de Janeiro que os nomeiam interventores da Confederação Brasileira de Futebol. Tão logo tomem uma decisão, os presidentes da FPF e do Flamengo se manifestarão publicamente - diz o comunicado.

+ Veja a tabela completa do Campeonato Brasileiro

Se aceitarem, Landim e Carneiro Bastos teriam como obrigação a "convocação do Colégio Eleitoral, composto pelas Federações e times da primeira divisão do campeonato brasileiro, para votarem a alteração estatutária no que diz respeito a redefinição das regras do estatuto de 2015." Vale destacar que nenhum dos dois poderia concorrer na próxima eleição à presidência da CBF.