Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Caso Fred: decisão sobre quem paga a multa será no dia 3 de dezembro

A Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD), vai dar o veredito do caso  e definir se o Cruzeiro pagará u não os 10 milhões ao Atlético-MG

Diretor de futebol, Itair Machado, e Fred no dia da contratação do atacante que gerou o imbróglio jurídico- (Foto: Divulgação / Cruzeiro)
Escrito por

O capítulo final do imbróglio jurídico envolvendo Atlético-MG e Cruzeiro, referente ao atacante Fred e uma multa de R$ 10 milhões está com data marcada. No dia 3 de dezembro, a Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD), da CBF, dará, nesta data, o veredito para confirmar se o Cruzeiro terá de pagar a multa cobrada pelo Atlético-MG após a transferência do atacante para a Raposa no fim de 2017.

O time celeste alega que a cobrança da multa é indevida, mesmo com uma cláusula no contrato que previa este valor caso Fred saísses do Galo para o Cruzeiro. O caso se arrasta desde o início de 2018.

Porém, a decisão pode não ser definitiva, pois ainda caberá recurso e a briga se estender mais um pouco. Quem vencer no dia 3 terá uma vantagem em um possível recurso do rival.

O início de tudo

Quando resolveu deixar o Atlético-MG e acertar com o Cruzeiro, o time alvinegro havia imposto uma rescisão do contrato de 10 milhões de reais caso o jogador fosse para o Cruzeiro.

Fred, à época, aceitou a condição juntamente com os seus representantes. Ao assinar com a Raposa, o atacante avisou o clube celeste sobre a existência da multa, por meio de um documento, e deixou claro que só aceitaria assinar contrato caso o Cruzeiro assumisse a dívida. Ciente do fato, a diretoria cruzeirense fechou o negocio e se responsabilizou pelo pagamento do valor.

O valor da multa deveria ter sido paga no dia seguinte a confirmação do contratado de Fred no BID da CBF, no dia 16 de janeiro. O Cruzeiro não fez o depósito e protelou o pagamento até que o jurídico do clube analisar se o débito era procedente ou não.

O Atlético-MG resolveu ingressar com uma ação na Câmara Nacional de Resolução de Disputas, da CBF, cobrando de Fred o pagamento da multa de R$ 10 milhões.

No campo desportivo, Fred pode ser advertido, multado, ter bloqueado suas premiações, ter de devolver a premiação ou título conquistado em competição organizada pela CBF e até ser proibido de atuar em qualquer atividade relacionada ao futebol, além proibição temporária de registro de atletas.