Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Capitão do Guarani, Luiz Gustavo mostra em números sua importância

Titular absoluto desde que entrou no chegou ao Bugre, zagueiro trouxe consigo a experiência e os números comprovam que, hoje, o jogador é peça indispensável na equipe

Zagueiro e capitão do Guarani, Luiz Gustavo é peça fundamental na equipe (Foto:Divulgação/Guarani)
Escrito por

Passados dois terços do Campeonato Brasileiro da Série B, o Guarani vive, hoje, uma nova realidade dentro da competição. Com início muito abaixo da expectativa de seu torcedor, o time Paulista sofreu até se encontrar e dar uma resposta dentro de campo.

Com sete derrotas e apenas uma vitória nos primeiros 11 jogos, a equipe acabou frequentando o Z4 em 18 rodadas, sendo 8 delas na lanterna, até engatar uma incrível sequência de vitórias, que, atualmente, garante o 12º lugar na tabela.

Parte da “responsabilidade” pelo bom momento passa por Luiz Gustavo, zagueiro e capitão do Bugre. De lá pra cá, o Guarani, que havia vencido apenas três jogos na Série B, conquistou seis vitórias nas últimas oito partidas e está invicto há cinco rodadas, não tendo levado nenhum gol sequer neste período.

Das 26 rodadas disputadas, até aqui, Luiz esteve em 16, sendo 8 vitórias, 2 empates e 6 derrotas, totalizando um aproveitamento de 54,16%, com 14 gols marcados (0,87 gol/jogo) e 12 sofridos (0,75 gol/jogo). O desempenho é superior ao do CRB, por exemplo, 4º colocado da Série B, que tem 50,7%. Em contrapartida, na ausência do capitão a equipe apresenta números muito inferiores, com apenas uma vitória em 10 jogos, 6 pontos conquistados em 30 possíveis.

Feliz pelo momento, o jogador destacou a união do grupo como o ponto alto da recuperação da equipe no campeonato.

- Acredito que essa fase seja espelho da dedicação de cada um grupo visando a coletividade. Tentamos nos fechar ainda mais e, felizmente, as vitórias começaram a aparecer. Vejo no rosto de cada companheiro a vontade de vencer, de contribuir para a equipe e isso faz diferença. Ainda não alcançamos nada, mas estamos no melhor momento do time na temporada e justamente num período em que é muito importante você somar pontos.

Ele também projetou as próximas rodadas da competição. 

- Estamos entrando, agora, no último terço da competição e, aos pouco, trabalhando com seriedade e equilíbrio, eu tenho certeza que vamos conseguir alcançar nossos objetivos e dar alegrias ao nosso torcedor, que nossa obrigação - finalizou o capitão.

Veja o levantamento 

Guarani Sem Luiz Gustavo (1ª a 8ª rodada + 18ª rodada + 25ª rodada):
10 jogos (1 vitória, 3 empates e 6 derrotas)
6 Gols Marcados (0,6 por jogo)
12 Gols Sofridos (1,2 por jogo)
Saldo de -6
Aproveitamento: 20%

Guarani Com Luiz Gustavo (9ª a 24ª rodada, tirando18ª e 25ª ):
16 jogos (8 vitórias, 2 empates e 6 derrotas)
14 Gols Marcados (0,87 por jogo)
12 Gols Sofridos (0,75 por jogo)
Saldo de +2
Aproveitamento: 54,16%

Total: 26 jogos (9 vitórias, 5 empates e 12 derrotas)
20 gols marcados (0,69 por jogo)
24 gols sofridos (0,92 por jogo)
Saldo de -4
Aproveitamento: 41%