Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Campeonato Carioca não terá mais Seletiva a partir de 2022. Entenda!

Em Arbitral, FFerj anuncia que a fase preliminar da competição dará, aos poucos, espaço a uma nova divisão no futebol carioca: a Série A2

Seletiva do Carioca-2020 começa no dia 21 de dezembro (Vinicius Faustini)
Escrito por

O Arbitral do Campeonato Carioca, realizado na segunda-feira passada na sede da FFERJ, determinou uma mudança a longo prazo para as próximas edições da competição. A partir do ano de 2022, a Seletiva não será mais realizada.

Os dois primeiros colocados da Seletiva de 2020 (que ocorrerá entre 21 de dezembro deste ano e 12 de janeiro de 2020) serão credenciados a disputar as Taças Guanabara e Rio. Já as outras equipes que não obtiverem classificação à fase principal formarão o Grupo X, no qual um time é rebaixado à Série B1.

As outras três equipes remanescentes disputarão, então, o Grupo Z, no qual a última colocada também amargará seu descenso para a Segundona do Estadual. Além disto, apenas a pior colocada da fase principal do Carioca terá de disputar a Seletiva na próxima edição.

No Carioca de 2020, a Seletiva abrigará America, Americano, Nova Iguaçu, Macaé, Friburguense e Portuguesa.

Veja a primeira rodada:

Nova Iguaçu x Friburguense
America x Macaé 
Portuguesa x Americano

Em 2022, Série A2 abrigará cinco times eliminados na Seletiva e sete equipes que subirem da Série B1 (Vinícius Faustini/Lancepress!)


CRIAÇÃO DA SÉRIE A2 A PARTIR DE 2022

A edição de 2021 apresenta uma novidade quanto à Seletiva. Três vagas serão abertas para a elite do futebol carioca. Além do trio, os dois remanescentes do Grupo Z e a equipe que for eliminada na fase principal do Estadual disputarão esta fase.

A disputa na Seletiva de 2021 também será mais acirrada: apenas a primeira das seis equipes estará classificada para as disputas da Taça Guanabara e Taça Rio. As outras cinco equipes desclassificadas formarão uma nova divisão: a Série A2 do Campeonato Estadual.

Além destes cinco times, a Federação projeta o acesso de sete equipes da Série B1 para formar a nova divisão com 12 clubes. A partir de 2022, com a Série A2, a Seletiva do Campeonato Carioca (que existe desde 2017) será abolida.