Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com um a mais, Avaí supera Brasil de Pelotas fora de casa e mantém sonho do acesso

O time de Claudinei Oliveira foi melhor durante todos os 90 minutos, mas o gol solitário só saiu na reta final do segundo tempo

Carlos Insaurriaga
Escrito por

Iguais na tabela antes da bola rolar, Brasil de Pelotas e Avaí mediram forças nesta sexta-feira (8), no Bento de Freitas, pela 33ª rodada da Série B. Após ser melhor durante todo o jogo, o time catarinense conseguiu vencer pelo placar mínimo em gol de Vinícius Leite que saiu somente na reta final do segundo tempo. Essa vitória permitiu que o Leão ainda sonhe com o acesso. 

Agora o Avaí se descola do próprio Brasil e chega a 47 pontos, onde subiu duas posições sendo o sétimo colocado. O Xavante, por sua vez, viu o sonho ficar ainda mais remoto ao permanecer com 44 pontos. A equipe gaúcha só pode chegar no máximo a 59 pontos.

Cuiabá, terceiro da Série B, tem 54 pontos, o Juventude, quarto, tem 52. O CSA, que ainda joga na rodada, pode chegar a 54 pontos e empatar com os cuiabanos. 

O próximo desafio do Brasil de Pelotas vai acontecer novamente em casa em um confronto gaúcho contra o Juventude. O duelo está marcado para acontecer na terça-feira (12), às 19h15 (de Brasília). Já o Avaí também joga em casa diante do Vitória, mas na quarta-feira (13), às 19h (de Brasília).

COMO FOI O PRIMEIRO TEMPO

No duelo das equipes que matematicamente ainda possuem chances de acesso, tanto Brasil quanto Avaí não começaram empolgados. A troca de passes imperou nos 10 primeiros minutos e só houve uma chance clara de gol que Getúlio perdeu. Após levantamento na área, Héverton cortou para trás e a bola sobrou para o atacante, que na cara do gol chutou torto com a perna esquerda. Vale ressaltar que desde o pontapé inicial, foi o Leão catarinense quem mais tentou atacar até os 15 minutos.

O estilo de jogo do Brasil era troca de passes mesmo que muitas vezes tivesse que voltar a bola para os zagueiros. Não houve agressividade para atacar por parte dos gaúchos, que com sua postura encontraram dificuldades para entrar na defesa rival. Enquanto isso, o Avaí até dominou mais no seu campo ofensivo, mas ficou devendo na criação onde foram raras as oportunidades de perigo. Até a parada para hidratação, quase aos 30 minutos, o jogo foi sem emoção no Bento de Freitas.

Somente aos 40 minutos foi que o Brasil deu seu primeiro chute com perigo. Felipe Albuberque recebeu na parte direita da grande área e chutou de primeira, ele tentou colocar um efeito, mas a bola foi mesmo para fora. O forte calor de 35 graus em Pelotas pode ter influenciado, mas até o apito final os torcedores pouco se animaram com o que viram nas primeiros 45 minutos.

COMO FOI O SEGUNDO TEMPO

Na volta do intervalo, o jogo começou mais corrido do que o período anterior. Nos 10 primeiros minutos, uma chance para cada lado. No Avaí, Ronaldo testou após um cruzamento, mas a bola foi para fora. Pouco mais tarde, Felipe Albuquerque novamente perigou ao chutar cruzado e assustar o Leão da Ilha. Quando o Brasil mostrava uma postura diferente no jogo, Rafael Vinícius complicou o Xavante ao ser levar o vermelho direto após ele dar forte entrada em Ralf.

O Brasil que havia voltado do intervalo mais agressivo, naturalmente voltou a ficar atrás após a expulsão do meia Rafael Vinícius. Ao notar a superioridade do Avaí, Claudinei Oliveira trocou Ralf por um meia ofensivo, o Renatinho. A tática do Xavante foi tentar ficar com a bola para evitar maiores perigos, mas o Leão conseguia se manter superior com a redonda no pé.

Recuado, o Brasil aguardava as conclusões das jogadas do Avaí que acabavam indo para fora ou era cortado pela defesa. Mas o time de Claudinei Oliveira insistia e mantia a pressão até que aos 38 minutos, Vinícius Leite, que entrou no lugar do zagueiro Alan Costa, abriu o placar ao pegar o rebote da defesa de Rafael Martins.

O Brasil até tentou ameaçar em duas jogadas no ataque, mas foi o Avaí que ficou por centímetros de aumentar. Aos 50 minutos, Jonathan arrancou e chutou na saída do goleiro, mas Rodrigo Ferreira tirou em cima da linha. Após o lance o árbitro deu o apito final.