Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Fluminense
escudo default
2
2
escudo default
Botafogo

Brasileirão: Botafogo sai na frente, mas Fluminense reage e busca empate no Maracanã

Alvinegro abre vantagem com Eduardo e Jeffinho, e Tricolor chega ao empate com gols de Ganso e Matheus Martins

Botafogo e Fluminense empataram em 2 a 2 (Foto: Vitor Silva / Botafogo)
Escrito por

Um domingo de gols e reviravolta no Maracanã. No último clássico carioca do ano, o Botafogo abriu vantagem e parecia estar com a vitória na mão, mas viu o Fluminense reagir e buscar o empate em 2 a 2 na reta final da partida válida 33ª rodada do Brasileirão. Eduardo e Jeffinho marcaram para o clube alvinegro, enquanto Ganso e Matheus Martins balançaram as redes para o Tricolor.

O Tricolor chegou aos 55 pontos e termina a rodada no quinto lugar, sendo ultrapassado pelo Corinthians. O Botafogo alcançou os 44 pontos e permanece na 11ª posição.

+ Clique aqui e veja a tabela completa do Brasileirão

O Botafogo volta a campo nesta quarta-feira, às 19h, contra o Red Bull Bragantino, no Nilton Santos. No mesmo dia, mas às 21h45, o Fluminense enfrentará o Corinthians na Neo Química Arena.

INÍCIO MORNO

Com menos de um minuto de jogo, o Fluminense criou a primeira boa jogada e teve chance de abrir o placar com Arias. Livre na área, o colombiano chutou por cima do gol. Apesar de um início promissor, a partida logo foi tomando contornos de equilíbrio. As duas equipes apostaram em bolas aéreas e tiveram dificuldade de criar perigo contra o gol adversário. 

PRESSÃO TRICOLOR...
Aos poucos, o Fluminense recuperou a superioridade e construiu novas jogadas de perigo. Aos 24', Cano recebeu na entrada da área, chutou cruzado e carimbou a trave. Aos 34', após boa troca de passes, Yago saiu na cara de Gatito e o goleiro faz grande defesa para evitar o gol tricolor.

E GOL ALVINEGRO
A resposta do Botafogo foi imediata e certeira. Aos 40', Júnior Santos recebeu pela direita, chutou cruzado e encontrou Eduardo na área. O meia finalizou de primeira, no contrapé de Fábio, para abrir o placar para o clube alvinegro. Nos acréscimos, o Flu ainda teve chance para empatar no primeiro tempo, mas Arias mandou para fora.

Jeffinho marcou o segundo gol do Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)<br>

APOSTA NO CONTRA-ATAQUE
Atrás no placar, Diniz colocou Nathan na vaga de Manoel e apostou em um Fluminense mais ofensivo para buscar o empate. O plano, no entanto, caiu por terra logo aos seis minutos do segundo tempo. Em um contra-ataque mortal, Jeffinho ganhou de Martinelli na corrida, entrou na área e chutou rasteiro para ampliar o placar.

Aos 21, outro contra-ataque e outra bola na rede: Jeffinho fez grande jogada, Gabriel Pires chutou de fora da área e Fábio deu rebote. Livre na área, Tiquinho mandou para o gol, mas o assistente assinalou impedimento do atacante alvinegro.

ESTRELA DE DINIZ E MATHEUS MARTINS
Se a primeira mudança não surtiu efeito, a segunda substituição do Fluminense mudou o rumo da partida. Aos 29, Diniz colocou Matheus Martins na vaga de Yago Felipe e, em menos de 10 minutos, o jovem mostrou estrela em dose dupla. Na sua primeira participação, sofreu pênalti de Patrick de Paula, convertido por Ganso na sequência. Na marca dos 36, foi a vez dele aproveitar bate-rebate na área e acertar um belo chute para igualar o placar e dar números finais ao duelo.

FICHA TÉCNICA
Fluminense 2 x 2 Botafogo

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data e horário: 23/10/2022, às 16h (de Brasília)
​Árbitro: Ramon Abatti Abal (SC)
Assistentes: Eder Alexandre (SC) e Gizeli Casaril (SC)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (Fifa-SP)
Público e renda: 36.033 presentes / R$ 975.810,00
​Cartões amarelos: Martinelli, Ganso, Matheus Martins (FLU); Tiquinho Soares, Marçal (BOT)
​Cartões vermelhos: -

Gols: Eduardo (0-1, 40'/1ºT); Jeffinho (0-2, 6'/2ºT); Ganso (1-2, 30'/2ºT); Matheus Martins (2-2, 36'/2ºT)

FLUMINENSE (Técnico: Fernando Diniz)
Fábio; Samuel Xavier, Nino, Manoel (Nathan, 0'/2ºT) e Calegari (Cristiano, 19'/2ºT); André, Martinelli, Yago Felipe (Matheus Martins, 27'/2ºT) e Ganso; Arias e Cano (Alan, 40'/2ºT).

BOTAFOGO (Técnico: Luís Castro)
​Gatito; Daniel Borges, Adryelson, Cuesta e Marçal; Gabriel Pires, Patrick de Paula e Eduardo (Del Piage, 15'/2ºT) ; Júnior Santos, Jeffinho (Victor Sá, 35'/2ºT) e Tiquinho Soares.