Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Após São Januário, Ministério Público quer estender reconhecimento facial para outros estádios do Rio

Casa do Vasco vai ser a primeira a implementar a tecnologia no Estado

São Januário, estádio do Vasco, será o primeiro com a tecnologia de reconhecimento facial
Escrito por

São Januário será o primeiro estádio do Rio de Janeiro a contar com a tecnologia de reconhecimento facial. O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado pelo Vasco deixa como legado a segurança para o futebol carioca.

A tecnologia será implementada aos poucos em São Januário. Diante deste fato, o Ministério Público quer estender a medida para outros estádios no Rio de Janeiro. São os casos do Maracanã e do Nilton Santos.

+ Confira a classificação do Campeonato Brasileiro

A proposta será encaminhada pelo Procurador-Geral de Justiça, Luciano Mattos, para as promotorias responsáveis.

- Pretendo encaminhar uma cópia desse documento para o Maracanã, para o Engenhão (Nilton Santos) e para os promotores avaliarem a coerência e o cabimento de se exigir também as mesmas medidas para os demais estádios. Esse pontapé inicial vai servir para todos os estádios, principalmente da capital, onde ocorrem mais problemas relacionados à operação dos jogos - disse Luciano Mattos, Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. E completou:

- O impedimento que existia em relação ao Ministério Público está superado. Uma vez homologado, o Termo (TAC) supera a decisão inicial de interdição. Com isso, ficará liberado para receber público em seu estádio. Isso não inibe a atuação dos órgãos públicos. Pode ser que amanhã haja uma interdição por um outro motivo, por causa do Corpo de Bombeiros, por exemplo. Os óbices do processo foram superados. O clube está regular para receber público em seu estádio.

O reconhecimento facial já foi implantado em alguns estádios pelo Brasil. É o caso do Allianz Parque, do Palmeiras. Com isso, os torcedores não precisam mais acessar o local com ingresso, basta apenas cadastrar o rosto no banco de dados e usá-lo para passar pela catraca.

+ Já pensou em ser um gestor de futebol? Participe da nossa Masterclass com Felipe Ximenes e descubra oportunidades

A medida é fundamental para o combate ao cambismo. Além disso, facilita a entrada o acesso. O mecanismo deverá ser implementado nos estádios até junho de 2025.