Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Após rivalizarem em decisões do profissional, Palmeiras e Santos duelam pela Copinha

Nos últimos anos, rivais decidiram Paulistão, Libertadores, Copa do Brasil e ainda disputaram o título Brasileiro. Agora chegou a vez de brigar pelo tradicional título de base

Palmeiras e Santos, que decidiram a Libertadores-2020, vão para mais uma final (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Escrito por

Palmeiras e Santos decidem, nesta terça-feira, às 10h, a edição 2022 da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Em jogo marcado para o Allianz Parque, os rivais escrevem mais um capítulo dessa história, principalmente dando sequência a uma série de decisões ocorridos no profissional, desde Paulistão até Libertadores. Chegou a hora dos garotos da base batalharem pela glória.

TABELA
> Veja classificação e simulador do Paulistão-2022 clicando aqui

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

Essa sequência de decisões mais recente começou em 2015, quando o Verdão se reestruturou e passou a ser um dos clubes mais saudáveis do país. No Paulistão daquele ano, os dois times decidiram o título em duas partidas, com vitória palmeirense, no Allianz, e vitória santista, na Vila Belmiro. Com empate no agregado, o duelo foi para os pênaltis, levando a melhor a equipe do Peixe.

No mesmo ano, mais tarde, veio a decisão da Copa do Brasil e, mais uma vez, Palmeiras e Santos se encontraram na final, novamente em dois jogos. O primeiro, nesse caso, foi na Vila Belmiro, com vitória do Peixe por 1 a 0. A volta, no Allianz Parque, rendeu uma vitória emocionante do Alviverde por 2 a 1 no tempo normal. Outra vez, pênaltis, mas agora com Verdão levando a melhor.

Em 2016, depois de terem duelado na semifinal do Paulistão, com classificação santista, os clubes passaram a brigar pelo título do Brasileirão. Até as últimas rodadas, a disputa foi parelha, até que o Palmeiras arrancou e garantiu a taça para levar a melhor novamente sobre o rival na batalha por um título nacional.

Depois essa rivalidade em decisões deu uma pausa, mas teve um suspiro em 2018, quando se enfrentaram na semifinal do Paulistão, em que o Verdão saiu classificado. No entanto, esse tempo sem duelarem por título acabou levando à maior final possível: a da Copa Libertadores. Em 2021, valendo pela edição 2020, Palmeiras e Santos decidiram o torneio continental no Maracanã, com direito a gol de Breno Lopes na prorrogação para o Alviverde gritar "campeão".

Nesta terça-feira, as decisões do profissional dão espaço para a base, no principal torneio de jovens do país. Será a primeira vez que Palmeiras e Santos disputam uma final de Copinha. Duas das melhores categorias de base do Brasil escreverão mais um capítulo dessa centenária história de rivalidade. Para o Verdão, pode significar o seu primeiro e tão sonhado título na competição. Já para o Peixe pode ser a quarta conquista e um tira-teima contra o rival.

Decisões entre Palmeiras e Santos nos últimos anos:

Paulistão-2015 - Final - Santos campeão
Copa do Brasil-2015 - Final - Palmeiras campeão
Paulistão-2016 - Semifinal - Santos classificado
Brasileirão-2016 - Palmeiras campeão e Santos vice
Paulistão-2018 - Semifinal - Palmeiras classificado
Libertadores-2020 - Final - Palmeiras campeão