Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Zenit nega racismo de torcida e imprensa russa alega que Malcom pode ser vendido

Alguns torcedores foram contra a contratação do brasileiro e alegaram que contratar jogadores negros é contra a tradição da equipe. Clube que é a favor da igualdade

Malcom foi vítima de racismo (Foto: Divulgação)
Escrito por

O Zenit emitiu um comunicado sobre as ofensas raciais feitas por torcedores russos ao jogador Malcom, em sua estreia, neste domingo. Uma torcida organizada ironizou, com um banner, a contratação, apontando que ter um jogador negro na equipe seria contra as tradições do clube. A imprensa russa acredita que o brasileiro pode, inclusive, ser vendido na próxima janela. A diretoria do Zenit disse que o banner foi "mal interpretado" pela mídia.

- O Zenit está ciente do banner que foi revelado por um pequeno número de torcedores, em que dizia: "Obrigado à diretoria por acreditar em nossa tradição" e o significado foi mal interpretado pela imprensa, e baseado nessa interpretação, foram tiradas conclusões erradas - ressaltou o comunicado.


DE SAÍDA?

A agência de notícias russa, RIA Novosti, acredita que Malcom pode ser vendido por conta da reação da torcida. Segundo uma fonte da agência, Malcom pode ser vendido já em janeiro. O clube russo pagou 40 milhões de euros (R$ 175 milhões) ao Barcelona e o brasileiro se tornou a quinta contratação mais cara da história do Zenit.

MANIFESTO RACISTA
Além do cartaz, parte da torcida do Zenit assinou um manifesto que condena a contratação de Malcom. Os torcedores apontam que "os jogadores negros de futebol estão sendo impostos quase pela força ao Zenit. E isso causa apenas uma reação adversa. Deixe-nos ser o que somos".

O QUE DIZ O ZENIT

Em seu Twitter oficial, o clube russo também divulgou o vídeo da entrada de Malcom em campo e o fato de que o brasileiro foi aplaudido pela torcida. O Zenit escreveu a seguinte legenda: "54.078 pessoas torcendo juntos por nosso novo jogador Malcom. Veja você mesmo, não pelas palavras dos outros" (veja abaixo).

CLUBE DIZ COMBATER RACISMO
O Zenit também aponta que o clube tem uma longa tradição de convidar os melhores jogadores para atuar em sua equipe, independente de "suas etnias ou nacionalidade", além de ressaltar que trabalha no combate ao racismo e pela igualdade.