Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Superstição joga a favor da Islândia pelo título da Eurocopa. Entenda!

Seis das maiores zebras do futebol mundial nos últimos 32 anos jogaram com camisas azuis. Relembre as 'zebras azuis' e suas conquistas

(Foto: Paul Ellis/AFP)
Escrito por

Sensação da Eurocopa-2016, a Islândia tem a superstição como aliada para seguir fazendo bonito na competição e faturar o título. Seis das grandes zebras do futebol nos últimos 32 anos jogaram, assim como a Islândia, de camisa azul. Todas as 'zebras azuis' são ligadas por histórias de superação. Diante desta curiosidade, decidimos recordar a história de cada uma.

Uma outra surpresa em azul já conquistou a Eurocopa. Em 2004, a Grécia chocou o mundo ao levar a competição batendo Portugal, que jogava em casa, por 1 a 0 na final. Vale destacar que a Grécia também venceu Portugal na abertura da competição, levando a melhor por 2 a 1.

A 'zebra azul' mais recente antes da Islândia é o Leicester, campeão inglês da temporada 2015/2016. O Leicester tinha sido lanterna do campeonato na temporada anterior e escapou do rebaixamento por um milagre. Na temporada seguinte, sob o comando de Claudio Ranieri e liderado pelo artilheiro Vardy, o time desbancou as potências do país e faturou a liga com 81 pontos, dez a mais do que o segundo lugar, o Arsenal.

A Itália já presenciou duas 'zebras azuis'. O Hellas Verona foi campeão italiano de 1984/1985, no que foi chamado "O milagre de Verona". Já em 1990/1991, a Sampdoria dos atacantes Gianluca Vialli e Roberto Mancini faturou a Série A.

Na Espanha, o azul com branco do Deportivo La Coruña ganhou o Campeonato Espanhol de 1999/2000, deixando o Barcelona com o vice. Roy Makaay era o goleador do time e o brasileiro Djalminha era o cérebro da equipe.

Por fim, no Brasil, o 'azulão' São Caetano teve sucesso meteórico no início dos anos 2000. Vice do Brasileirão em 2000 e 2001, e também da Libertadores-2002, o clube atingiu sua maior conquista ao faturar o Paulista de 2004.

No imaginário popular, o azul é frequentemente associado a confiança e tranquilidade. Sem dúvidas, qualidades determinantes nas glórias de todos os times citados acima.