Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Veja o que está definido e o que está aberto nas grandes ligas europeias

Campeões já saíram em Alemanha, França, Itália e Inglaterra. Restam ainda vagas em torneios europeus e outros ainda lutam para se manter na elite de seus países

Reprodução
Escrito por

As seis principais ligas europeias - Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Portugal - estão em suas retas finais. Todas elas estão em suas semanas finais e resta apenas uma rodada em casa. Leicester, Bayern de Munique, PSG e Juventus já são campeões. Barcelona e Benfica são os favoritos nos países ibéricos. Veja o que ainda resta a ser disputado em cada um desses torneios.

Na Inglaterra, apenas as duas pontas estão definidas. O Leicester já é o campeão, enquanto o Aston Villa já está rebaixado e não pode sair da lanterna. O Tottenham já está confirmado para a fase de grupos, e o Arsenal está com uma mão na vaga. Tem 68 pontos, três a mais que o Manchester City, que joga mais uma vez, e cinco acima do Manchester United, que ainda entra em campo duas vezes. Apenas o quarto que vai para o playoff.

Pensando em Liga Europa, o Manchester United não deve ter problemas para se garantir, até porque também está na final da Liga Europa contra o Crystal Palace, que dá vaga. O time é o quinto com 63 pontos, três a mais que o Southampton, que tem uma partida a mais. O West Ham, também com 36 jogos, tem 59 e enfrenta os Red Devils nesta terça-feira. Com 58, o Liverpool ainda tem chances.

Porém, caso o United vença a Copa da Inglaterra, abre vaga para o sétimo na Liga Europa, que hoje é o próprio West Ham.

Lá embaixo, três times disputam uma vaga no "G17". Mas o rebaixamento pode ser definido já nesta quarta, quando acontecem os jogos que foram adiados. O Sunderland tem 35 pontos e recebe o Everton. Caso vença os Toffees em casa, não poderá ser alcançado nem pelos arquirrivais Newcastle, com 34 pontos e atualmente com uma partida a mais, e nem pelo Norwich, que tem 31, mas recebe o Watford no meio desta semana.

Na Espanha, já está definido quem vai para a Liga dos Campeões, para a Liga Europa, e apenas um rebaixado. Barcelona, Real Madrid, Atlético de Madrid e Villarreal irão ao principal torneio, sendo que o Submarino Amarelo terá que passar pelo playoff. O título será decidio na última rodada. Se o Barcelona derrotar o Granada fora de casa, será campeão. Caso tropece e o Real Madrid ganha do La Coruña na Galícia, a taça vai para a capital.

O Levante já está rebaixado. Restam mais duas definições. O Getafe está fora do Z3, e basta derrotar o Betis em Sevilha para escapar. Com os mesmos 36 pontos, o Sporting Gijón precisa ganhar do Villarreal e torcer por tropeço do time da zona metropolitana de Madri. Já o Rayo Vallecano, que é da capital, precisa bater o Levante e torcer pelo menos por empates dos dois rivais.

Na Alemanha, definições também nas pontas da tabela. O Bayern de Munique já é campeão, e o Hannover, o lanterna. O Borussia Dortmund e o Bayer Leverkusen também já estão garantidos na próxima Liga dos Campeões, até mesmo na fase de grupos. O Borussia Mönchengladbach está quase lá. Tem 52 pontos, três de vantagem sobre o Mainz. Porém, o quinto colocado precisa tirar uma enorme vantagem de saldo. Os Potros até brincaram com isso no Twitter.

Desta forma, o Mainz deve acabar indo à Liga Europa com Hertha Berlin e Schalke 04, que também não podem ser alcançados pelo Wolfsburg. Lá embaixo, o Hannover já era. O Stuttgart tem 33 pontos, dois a menos que o Werder Bremen, e aí começa uma escadinha, sempre com um ponto de diferença. Werder, Eintracht Frankfurt e Hoffenheim, além de Darmstadt, Hamburgo e Augsburg. Estes três últimos respiram aliviados com um simples empate. O 17º cai, e o 16º faz um playoff com o terceiro da Segundona.

O Campeonato Italiano já tem a Juventus como campeã. Napoli e Roma estão na Liga dos Campeões, vão apenas definir quem vai à fase de grupos, e quem vai ao playoff. Os napolitanos estão na frente e pegam o Frosinone no sábado, enquanto os romanos visitam o Milan. A Internazionale e a Fiorentina já estão na Liga Europa. Se a Juve levar a Copa da Itália, abre uma vaga para o sexto lugar, atualmente o Sassuolo.

Na parte de baixo da tabela, Verona e Frosinone já foram rebaixados. O Carpi, é o principal candidato a fechar o Z3. Tem 35 pontos, um a menos que o Palermo, que enfrenta justamente o lanterna do torneio, enquanto caçula da Série A visita a Udinese.

O título do Campeonato Português ainda está indefinido. O Benfica precisa ganhar do Nacional em casa na rodada final para não ser alcançado pelo Sporting, que tem dois pontos a menos. Os Leões precisam derrotar o Braga na rodada final e torcer por tropeço do Encarnado. Se ficarem empatados, o time de Jorge Jesus leva o troféu que não vem desde 2002. Ambos já estão garantidos na fase de grupos da Liga dos Campeões, e o Porto no playoff. Braga e Arouca vão para a Liga Europa.

A Académica já está rebaixada. Tondela tem 27 pontos, dois a menos que União da Madeira e Vitória de Setúbal. A definição fica para a última rodada.

O Paris Saint-Germain já é campeão francês há muito tempo. O Lyon goleou o Monaco na última rodada e se garantiu na Liga dos Campeões. Os monegascos, com 62 pontos, precisam derrotar o Montpellier na última partida para irem ao playoff. Com 60, o Nice, que enfrenta o Guingamp, ainda sonha. Com 58, o Saint-Etienne briga com o Lille por vaga na Liga Europa.

O Troyes é tão rebaixado como o PSG é campeão: com sobras. Reims, Ajaccio e Toulouse lutam por uma vaga na próxima edição do Campeonato Francês.