Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Veja quais seleções ainda podem garantir vaga para a Copa do Mundo do Qatar

Decisões das eliminatórias dos continentes acontecem neste fim do mês e restam 17 vagas a serem disputadas<br>

(Foto: DIVULGAÇÃO)
Escrito por

O fim das eliminatórias está chegando e restam apenas 17 vagas na Copa do Mundo de 2022. As últimas partidas para decidir quem fica de fora e quem vai à competição acontecem neste final do mês de março. O LANCE! mostra como está a briga pelas vagas restantes em cada continente.

> Raphinha e Gabriel Magalhães são desconvocados da Seleção Brasileira

AMÉRICA DO SUL
Brasil e Argentina já estão classificados para a Copa. Enquanto Equador, Uruguai, Peru, Chile e Colômbia brigam pelas três vagas restantes do continente (duas diretas e uma repescagem). A Bolívia está praticamente fora, enquanto Paraguai e Venezuela já não possuem chances.

Com 25 pontos, a seleção equatoriana está garantida, ao menos, até a repescagem. Já Uruguai (22 pontos), Peru (21), Chile (19) e Colômbia (17) disputam as outras duas vagas. Vale destacar que o os uruguaios tem dois confrontos diretos com o Peru e Chile.

EUROPA
Dez seleções já garantiram suas vagas na Copa do Mundo na primeira fase. São elas: Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Sérvia e Suíça. Agora, as três vagas restantes serão disputadas por 11 equipes.

Três chaves serão disputadas para saber as seleções que vão garantir as vagas. Uma espécie de ‘semifinal e final’ para conseguir a classificação. Os jogos serão: País de Gales x Áustria e Escócia x Ucrânia; Polônia enfrenta quem vencer de Suécia x República Tcheca; Portugal x Turquia e Itália x Macedônia do Norte.

Vale lembrar que a Rússia sofreu sanções devido à invasão na Ucrânia e foi impedida de disputar a repescagem. Sendo assim, a Polônia ficou com a vitória. Também vale destacar que ao menos uma grande seleção vai ficar de fora. Trata-se de Portugal, de Cristiano Ronaldo, ou Itália, tetracampeã mundial.

MATTHIAS HANGST / POOL / AFP

ÁFRICA
Após a fase de grupos inicial, dez seleções disputam as cinco vagas diretas. Serão cinco duelos de ida e volta neste fim de março. Egito x Senegal; Camarões x Argélia; Gana x Nigéria; Congo x Marrocos; Mali x Tunísia.

O duelo entre Egito e Senegal tem tudo para ser interessante. As seleções fizeram a final da Copa Africana de Nações no início de fevereiro. Na ocasião, o Senegal, de Mané, foi campeão em cima do Egito, de Salah, após vencer nas penalidades.

AMÉRICA CENTRAL E DO NORTE
Até agora ninguém se garantiu matematicamente nas quatro vagas (três diretas e uma na repescagem). Porém, Canadá, Estados Unidos e México ocupam as primeiras colocações e são os favoritos a se classificarem. Panamá e Costa Rica lutam pela repescagem. Jamaica e Honduras já foram eliminadas, enquanto El Salvador está praticamente fora.

(Foto: CHARLY TRIBALLEAU / AFP)

ÁSIA
O regulamento da eliminatórias da Ásia é de que são dois grupos de seis, sendo que os dois primeiros de cada se classificam diretamente à Copa, enquanto os dois terceiros disputam uma vaga na repescagem. Irã e Coréia do Sul já estão dentro, além do Qatar, que é o país-sede.

No segundo grupo, Arábia Saudita, Japão e Austrália disputam as três vagas. Os Emirados Árabes devem garantir o terceiro lugar, pelo grupo A das eliminatórias. Vale lembrar que a seleção australiana faz parte dos jogos do continente asiático pois se desfiliou da Confederação de Futebol da Oceania (OFC).

OCEANIA
As eliminatórias da Oceania só dá direito a uma vaga na repescagem. Por conta da pandemia do coronavírus, os jogos foram adiados e ainda não houve uma conclusão. Pelo regulamento, oito seleções se dividiram em dois grupos e, os dois melhores de cada vão duelar na semifinal e na final pela classificação.

REPESCAGEM
A repescagem só acontece em junho. O regulamento para decidir as duas últimas vagas na Copa do Mundo é: o vencedor do playoff entre os dois terceiros colocados dos grupos da Ásia, vai enfrentar o quinto colocado da América do Sul, enquanto o quarto lugar da Concacaf (América Central e do Norte) joga com o vencedor da Oceania.