Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Veja cinco curiosidades sobre o ‘Gran Derbi’ entre Sevilla e Real Betis

Duelo entre os clubes rivais da Andaluzía acontece neste domingo, às 17h (de Brasília), pela 27ª rodada de La Liga e tem grande importância para uma briga por Champions League

Rivais duelam neste domingo por LaLiga (Foto: Divulgação/Twitter)
Escrito por

O derby de Sevilla, mais conhecido como "El Gran Derbi", é cheio de paixão e combina com muitas histórias. Justamente por conta disso, é difícil encontrar alguém que saiba tudo que envolve esse duelo entre Sevilla e Real Betis. Sendo assim, aqui estão cinco coisas que você talvez não saiba sobre este duelo.

+ VEJA A TABELA DE CLASSIFICAÇÃO DE LA LIGA

1 - É UM DUELO RECHEADO DE HISTÓRIA
Oficialmente, o primeiro derby entre essas duas equipes na capital andaluza ocorreu em 1915, logo após a formação do Real Betis. E foi justamente o verdiblanco quem venceu, por 1 a 0, graças ao gol de Alberto Henke - desfilando pela cidade com o troféu que lhes foi concedido. No entanto, não oficialmente, esse derby ocorreu pela primeira vez no dia dos namorados em 1909. Infelizmente, o resultado desse encontro ficou perdido na história e permanece um mistério até hoje.

2 - AMBOS SÃO CAMPEÕES DE LALIGA
Essas duas equipes estão entre as mais bem-sucedidas e emblemáticas da história do futebol espanhol. O Real Betis garantiu o primeiro título da LaLiga para a cidade, em 1934/1935, sob a direção do irlandês Patrick O'Connell. O Sevilla só conseguiu igualar tal feito uma década depois, derrotando o Barcelona por um ponto na 15ª temporada da LaLiga.

3 - JOSÉ ANTONIO REYES É O GRANDE ARTILHEIRO DO CLÁSSICO
José Antonio Reyes, uma lenda local que morreu tragicamente em um acidente de trânsito em 2019, é o maior goleador deste clássico desde o início do século, com 5 gols. Com um tento a menos, aparecem Fredi Kanouté e Kevin Gameiro, ambos atacantes franceses que lideraram o ataque do Sevilla nos últimos anos. O Betis, no entanto, repartiu mais seus gols, sendo o meio-campista Beñat Etxebarria - que agora joga pelo Athletic Bilbao - seu maior artilheiro neste século.

Equipes são grande rivais regionais (Foto: AFP)

4 - O 'EL GRAN DERBI' EUROPEU
Como se esse derby não pudesse ficar mais intenso, eles se enfrentaram nas oitavas de finais da Liga Europa na temporada 2013/2014. Como deveria ser, o duelo foi para os pênaltis depois que os dois venceram fora de casa por 2 a 0. A decisão foi realizada no Benito Villamarín, em Betis, mas os torcedores voltaram para casa decepcionados, já que o Sevilla venceu por 4 a 3.

5 - A HISTÓRICA GOLEADA POR 22 A 0
Os historiadores discutem há um século sobre o que aconteceu quando o Real Betis e o Sevilla se conheceram em 1918. O que se sabe é que o Sevilla venceu o jogo por 22 a 0; acredita-se que o Betis tenha enviado uma equipe de crianças para representá-los em protesto contra um decreto que proibia a participação de dois de seus craques porque eles ainda estavam completando o serviço militar.

Marcado para a tarde deste domingo, dia 14, às 17h (de Brasília), o duelo pode ajudar a definir as ambições da dupla na tabela de classificação da LaLiga Santander 2020/2021. Afinal, quem perder, pode se complicar bastante na briga por uma vaga nas competições europeias da próxima temporada. O duelo será disputado no Ramón Sánchez Pizjuán, casa do Sevilla.