Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Varane revela que teve saúde prejudicada pela carreira no futebol: ‘Danifiquei meu corpo’

Zagueiro do Manchester United desabafa sobre concussões cerebrais

Raphael Varane conquistou mais de 19 títulos na carreira (Foto: Oli SCARFF / AFP)
Escrito por

Raphael Varane, zagueiro do Manchester United e Seleção Francesa, revelou em entrevista ao jornal francês (L'Équipe), sobre problemas de concussão cerebral ao longo da carreira e como isso o afetou. Segundo o jogador, isso ocorre pelas recorrentes cabeçadas e choques durante as partidas.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

- Meu filho de 7 anos joga futebol, e eu o aconselho a não cabecear a bola. Se isso não causar um trauma imediato, sabemos que, a longo prazo, os choques repetidos podem ter efeitos prejudiciais. Eu não sei se vou viver até os 100 anos, mas sei que danifiquei meu corpo - disse Varane, ao L'Équipe.

O problema fez o ex-jogador do Real Madrid aumentar a conscientização sobre as concussões e ser um dos atletas a levantar a bandeira da causa para alertar outros jogadores sobre a gravidade.

- No início desta temporada, cabeceei a bola repetidamente durante uma partida pelo Manchester United e me senti anormalmente cansado nos dias seguintes, além de ter um pouco de fadiga nos olhos. Como jogadores de futebol que atuam no mais alto nível, estamos acostumados com a dor, somos um pouco como soldados, homens duros, símbolos de força física, mas esses sintomas são quase invisíveis - completou o zagueiro.

Mbappé e Varane comemorando a vitória da França sobre a Dinamarca (Foto: Natalia Kolesnikova / AFP)

- Quando se trata de três dos piores jogos da minha carreira, há pelo menos dois nos quais tive uma concussão alguns dias antes - declarou o jogador, evocando as quartas de final da Copa do Mundo de 2014 com a França (derrota por 1 a 0 para a Alemanha) e um retorno da Liga dos Campeões em 2020 com o Real Madrid (derrota por 2 a 1 para o Manchester City).