Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Uruguai se vinga do Chile e sobe para a vice-liderança das Eliminatórias

Celeste utiliza jogo aéreo para golear o atual campeão continental no Centenário

Uruguai chega ao terceiro triunfo em quatro jogos das Eliminatórias  (foto:AFP)
Escrito por

Parece absurdo. Mas não é exagero afirmar que o Uruguai surpreendeu o Chile em Montevidéu, na vitória de 3 a 0, pois permaneceu recuado, dando espaços, e saiu marcando seus golzinhos, uma estratégia que se revelou perfeita, pouco importa se o futebol não foi brilhante. A Celeste, que se vinga da eliminação nas quartas de final da Copa América, é vice-líder das Eliminatórias Sul-Americanas. A Roja amarga a quinta colocação.

O Chile foi superior desde o primeiro tempo, tocando a bola, tentando se aproximar da área adversária. Mas a Celeste é que saiu em vantagem. Vidal teve boa chance aos 10 minutos, escorando para fora. O gol de La Roja amadurecia quando ocorreu um tumulto, após pancada violenta de Isla em Cavani, velhos rivais. Maxi Pereira cobrou a falta, e a bola sobrou para Coates, que rolou para Godín bater: 1 a 0. Zagueiros como verdadeiros centroavantes.


O Chile sentiu, mas retomou o fôlego com meia hora, e só não marcou porque o Uruguai manteve a retranca. Na prática, é provável que se Vidal estivesse mais preocupado em jogar - recebeu cartão amarelo e passou o sarrafo geral - os visitantes teriam empatado.

A etapa derradeira começou igual. O Chile jogava e o Uruguai, atrás, apostava em contra-ataques. Aos 15, Muslera levantou para frente, Cavani desviou de cabeça, e Alvaro Pereira, que acabara de entrar, fez o mesmo: 2 a 0. Aos 19, Carlos Sanchez cobrou escanteio e Caceres testou para meter 3 a 0.

Aos 34, Vidal, pela centésima vez, acertou um adversário - Arévalo Rios - e o árbitro Wilmar Roldan fez - mais uma - vista grossa. La Roja murchou. Como se diz, o que vale, no futebol, é bola na rede.

FICHA TÉCNICA

URUGUAI 3 x 0 CHILE

Local: Estádio Centenário, em Montevidéu (URU)
Data e hora: 17 de novembro de 2015, às 21h (horário de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Cartão Amarelo: Maxi Pereira, Godín, Corujo, Álvaro Pereira (URU); Medel, Vidal, Sánchez, Diáz (CHI)
Cartão Vermelho: Valdívia (CHI)
Gols: Godín, 23'/1ºT (1-0); Álvaro Pereira, 16'/2ºT (2-0); Cáceres, 19'/2ºT (3-0)

URUGUAI: Muslera, Maxi Pereira, Godín, Coates e Cáceres (Gastón Silva, 25'/2ºT); Arévalo Ríos, Sánchez, Corujo e Lodeiro (Álvaro Pereira, 14/2ºT); Rolán (Nandéz, 35'/2ºT) e Cavani. Técnico: Óscar Tabárez.

CHILE: Bravo, Isla, Medel, Jara e Mena (Beausejour, 21'/2ºT); Díaz, Vidal e Valdívia; Mark González (Matías Fernández, 21'/2ºT), Sánchez e Vargas (Orellana, 38'/2ºT). Técnico: Jorge Sampaoli.