Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Último confronto entre Liverpool e Bayern no Anfield foi há 38 anos

Rivais se reencontram, nesta terça-feira, pela Liga dos Campeões. Na última vez, os Reds terminaram campeões, com um grande ataque, mas perderam o Mundial para o Flamengo

Em 1981, o Liverpool enfrentou o Bayern nas semis e venceu o Real Madrid na final (Foto: BBC)
Escrito por

Com muita tradição envolvida, Liverpool e Bayern de Munique, adversários desta terça-feira, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, somam dez títulos da competição. A última vez, porém, que as equipes se enfrentaram no Anfield, foi há 38 anos atrás. A partida foi válida pela semifinal da edição de 1980/81, que terminou com o título dos Reds.

O duelo de 38 anos atrás
O Bayern de Munique tinha uma equipe bastante forte, com nomes do porte de Breitner e Rummenigge (atual presidente do clube). O Liverpool não ficava para trás, no elenco, nomes como Kenny Dalglish, um dos maiores ídolos da história dos Reds. A fatídica (e última) partida no Anfield terminou 0 a 0 e era válida pelo jogo de ida da semifinal. Na volta, o empate em 1 a 1 (gols de Rummenigge e Ray Kennedy) garantiu a classificação do Liverpool.

Kenny Dalglish foi um dos grandes da história do Liverpool (Foto: Glyn Kirk / AFP)

Com a palavra: Arjen Robben
- É sempre sobre os jogadores. Se você não for mentalmente forte o suficiente, você pode se sentir influenciado um pouco e isso pode fazer a diferença. Temos que ser fortes mentalmente, focar no jogo e em nada mais - disse o atacante do Bayern de Munique, ao 'Daily Mail', sobre a volta, depois de 38 anos, ao Anfield.

Salah, Mané e Firmino estão a um gol de igualar marca do ataque de 81 (Foto: Oli Scarff / AFP)

Atual ataque x ataque de 1981
Na final, o Liverpool enfrentou o Real Madrid e venceu, por 1 a 0, com gol de Alan Kenedy. Dalglish, Souness e Terry McDermott marcaram seis gols cada e dividiram a artilharia da competição, para se ter uma ideia da força do ataque dos Reds. Salah, com seis gols, Mané, com cinco e Firmino, também com seis, porém, não ficam para trás na atual edição e estão a um gol de igualar o histórico elenco.


Não foi páreo para Zico e companhia
O último encontro entre as equipes no Anfield soa como um bom sinal para a torcida do Liverpool. Aquela foi a terceira conquista da Champions da equipe, que viria a conquista mais duas: primeiro em 1983/84 e depois em 2004/04. O que não traz boas lembranças daquele ano, porém, é a final do Mundial. Os Reds enfrentaram o Flamengo, de Zico e perderam, por 3 a 0, com gols de Nunes (2) e Adílio (relembre os gols abaixo).

*sob a supervisão de Fábio Storino