Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Uefa e Fifa promovem curso com foco em mulheres líderes no futebol

Parceria na organização do evento é inédita; programa relembrou experiências de sucesso de mulheres na área e dificuldades de atuar em meio ainda dominado por homens

As participantes do programa Mulheres na Liderança do Futebol, da Uefa e da Fifa (Foto: Divulgação/Uefa)
Escrito por

Entre os dias 3 e 7 de dezembro, a parceria entre Uefa e Fifa organizou o programa Mulheres na Liderança do Futebol (WFLP, na sigla original em inglês), que aconteceu na sede da entidade europeia em Nyon, na Suíça. O objetivo do curso é inspirar lideranças femininas no esporte ao redor do globo.

30 participantes viajaram à Suíça para o evento vindas das mais diversas localidades - como Nova Zelândia, México e Coreia do Norte. Albânia, Belarus e Liechtenstein foram as associações europeias representadas pela primeira vez. O WFLP de 2018 foi uma parceria inédita entre Uefa e Fifa. 140 mulheres já tinham participado de edições anteriores e muitas graduadas subiram para posições sênior em suas confederações. 

Os tópicos abordados incluíram os requisitos necessários para exercer boa liderança e experiências de mulheres em cargos altos no futebol. As atividades da semana incluíram um painel de debate com a participação da chefe do futebol feminino na Uefa, Nadine Kessler; além dela, esteve presente a oficial-chefe do futebol feminino da Fifa, Sarai Bareman. A discussão foi moderada por Eleanor Tabi Haller-Jorden, presidente e CEO do The Paradigm Forum, incluindo conversas sobre o que significa ser uma mulher líder em um meio ainda dominado por homens.

Em nota oficial, Uefa e Fifa garantiram torcer para que "o programa continue a preparar mulheres para assumir liderança e cargos de tomada de decisão no futebol". O WFLP também inclui um sistema de um ano de acompanhamento, com suas participantes embarcando numa jornada de desenvolvimento a longo prazo, aprendendo junto a figuras estabelecidas no futebol.

Chefe do comitê financeiro da Confederação de Futebol da Islândia, Borghildur Sigurdardóttir falou sobre a realização do programa na Suíça. Ela foi a primeira mulher a chefiar um clube da Premier League islandesa, o Breidablik, exercendo o cargo desde 2013.

- Quero ver mulheres terem um papel mais significativo em liderar indústrias, no mundo corporativo e na gestão esportiva. Quero ser um modelo para outras mulheres e meninas buscando uma carreira empresarial no jogo - declarou.  

Administradora da seleção alemã masculina, Maika Fischer também citou o peso do curso ministrado pela Uefa e pela Fifa. Além da chance de dividir experiências com outras mulheres, a executiva mostrou ter reforçado as crenças em seus objetivos com a presença feminina na área.

 - É uma grande honra ser selecionada para o programa. É sempre bom dividir histórias e experiências com outras mulheres. Você percebe que não é a única lutando por uma certa causa. Na verdade, reforça (os seus objetivos) saber que você não está sozinha. Você tem outras ao seu lado e atrás de você - finalizou.