Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Tribunal reverte decisão da Uefa, e Manchester City está liberado para participar da Liga dos Campeões

Clube inglês, que havia sido penalizado com a exclusão das duas próximas edições da Liga dos Campeões, poderá participar do torneio normalmente. Multa também foi reduzida

Manchester City ainda sonha com o título inédito nesta temporada (Foto: AFP)
Escrito por

A Corte Arbitral do Esporte (CAS), instância máxima no que tange o esporte, reverteu a decisão da Uefa, que havia punido o Manchester City com a exclusão da Liga dos Campeões por duas temporadas, e liberou o time de Guardiola para participar das próximas edições do torneio. Além da liberação, a multa imposta pela Uefa, no valor de 30 milhões de euros (R$ 181 milhões), caiu para 10 milhões de euros (R$ 60 milhões).

O veredito saiu depois de mais de um mês desde que a reunião no CAS, que durou três dias, ocorreu. Na ocasião, juízes de Portugal, França e Alemanha analisaram o tema.

O tribunal não considerou que o clube inglês tenha inflacionado seus patrocínios, e por isso anulou a decisão da Uefa. No entanto, a entidade disse que o City não colaborou com a Uefa nas investigações e este é o motivo por ter aplicado a multa em dinheiro. O CAS ainda disse que "supostas violações não foram reveladas".

- O CAS enfatizou que a maioria das supostas violações relatadas pela Câmara Adjudicatória do Organismo de Controle Financeiro de Clubes da Uefa (CFCB) não foram estabelecidos ou com prazo estipulado. Como as acusações relativas a qualquer desonesta ocultação de fundos de ações eram violações claramente mais significativas do que obstruir as investigações, não era apropriado impor a proibição de participar nas competições de clubes da Uefa pelo fracasso do Manchester City em cooperar apenas com as investigações do CFCB - dizia parte da nota.

CLUBE COMEMORA
Após a divulgação do resultado, o Manchester City, em um breve comunicado, comemorou a decisão do CAS através de seu site oficial.

- Na pendência de analisar em detalhes a resolução do Tribunal de Arbitragem do Esporte (TAS) o mais rápido possível, o Manchester City deseja expressar a sua satisfação com a resolução que valida a posição do clube e as evidências apresentadas. O Clube deseja agradecer ao TAS e aos membros do painel de árbitros por sua diligência neste procedimento.

UEFA SE CALA
A Uefa não quis comentar sobre a decisão e limitou-se a informar que havia tomado nota do resultado. Ao final do comunicado, a entidade europeia disse que "não fará mais comentários sobre o assunto".

SEQUÊNCIA
O Manchester City agora segue sua vida em paz. O clube, que é o segundo colocado no Campeonato Inglês, poderá participar normalmente da Liga dos Campeões na próxima temporada. Na atual edição, o time de Pep Guardiola, que prometeu ficar no Etihad Stadium mesmo que a punição fosse mantida, ainda busca o título inédito na atual temporada.

Os Citizens estão nas oitavas de final e receberão o Real Madrid no dia 7 de agosto, para o segundo jogo da eliminatória. Na partida de ida, os ingleses venceram por 2 a 1, de virada, no Santiago Bernabéu. Caso eliminem o algoz da semifinal de 2016, os Sky Blues enfrentarão nas quartas de final o vencedor do confronto entre Juventus e Lyon.