Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Tottenham
escudo default
3
0
escudo default
Dortmund

Tottenham goleia o Dortmund e fica perto das quartas da Champions

Equipe inglesa faz 3 a 0 e pode perder por dois gols de diferença no jogo de volta. Son, Vertonghen e Llorente marcaram para os Spurs em Wembley nesta quarta-feira

Adrian DENNIS / AFP
Escrito por

O Tottenham está com a faca e o queijo na mão para avançar às quartas de final da Liga dos Campeões. Nesta quarta-feira, os Spurs bateram o Borussia  Dortmund por 3 a 0, em Wembley. Son, Vertonghen e Llorente marcaram os gols da partida. Foi o primeiro triunfo do time inglês em mata-matas da competição.

No dia 5 de março, as duas equipes voltarão a se enfrentar, desta vez no Signal Iduna Park, na Alemanha. O  Dortmund precisa vencer por quatro gols de diferença para avançar. Caso devolva o placar de 3 a 0, a partida irá para a prorrogação. 

HOMENAGENS

Antes do apito inicial, muitas homenagens ao argentino Emiliano Sala, morto em acidente de avião no Canal da Mancha no dia 21 de janeiro, e ao ex-goleiro Gordon Banks, que faleceu na última terça-feira. Foi feito um minuto de silêncio seguido por palmas de todo o estádio Wembley.

Sala e Banks homenageados em Wembley (Foto: Adrian DENNIS / AFP)

DESFALQUES

As duas equipes entraram com desfalques significativos para o duelo em Wembley. Do lado inglês, Harry Kane e Dele Alli foram as baixas mais significativas. No Dortmund, o técnico Lucien Favre não pôde contar com Marco Reus, autor de 13 gols no Inglês. Akanji, Weigl, Alcácer e Piszczek também não atuaram.

PRESSÃO NA SAÍDA DE BOLA

Dois dos times que mais utilizam o contra-ataque, Tottenham e Dortmund avançaram as suas linhas e fizeram marcação sob pressão durante grande parte do primeiro tempo. As defesas, principalmente a dos Spurs, sofreram para tirar a bola de seu campo, uma vez que o chutão não era opção. Assim, Lucas Moura e Pulisic tiveram boas chances de abrir o placar. A melhor oportunidade da etapa inicial saiu de bola parada, com zagadou obrigando Lloris a excelente intervenção.

"SOLTA O SON"

O Tottenham voltou com a tática da marcação sob pressão. E ela deu resultado logo com dois minutos. Após roubada de bola, Vertonghen cruzou na medida para Son abrir o placar. Com o Dortmund precisando sair para tentar o empate, o time da casa foi perigoso no contragolpe. Era comum ver jogadores no mano a mano, principalmente os velozes Son e Lucas Moura.

GRATA SURPRESA

Um dos melhores - senão o principal - jogador da partida foi o zagueiro Vertonghen. Improvisado como lateral-esquerdo, teve participação decisiva na vitória do Tottenham. Além da assistência para o gol de Son, ele aproveitou cruzamento preciso de Aurier para fazer o segundo dos ingleses. No setor defensivo, anulou o jovem Sancho, um dos destaques do Dortmund na temporada.

PRIMEIRO TOQUE NA BOLA E...

Com a boa vantagem, Pochettino lançou Llorente no lugar de Lucas. E o atacante espanhol teve estrela. Em cobrança de escanteio, ele marcou o terceiro de cabeça e foi para a galera.

FICHA TÉCNICA
TOTTENHAM 3 x 0 BORUSSIA DORTMUND

Local: Wembley, Londres (ING)
Data/hora
: 13/02/2019 - 18h (de Brasília)
Árbitro
: Antonio Mateu Lahoz (ESP)
Cartões amarelos: Aurier (TOT), Delaney (DOR)
Cartões vermelhos: Não houve

GOLS: Son, 2'/2ºT (1-0), Vertonghen, 38'/2°T (2-0) e Llorente, 41'/2°T (3-0)

TOTTENHAM: Lloris; Sánchez, Foyth e Alderweireld; Aurier, Sissoko (wanyama, 46'/2ºT), Winks, Eriksen e Vertonghen; Lucas Moura (Llorente, 39'/2°T) Son (Lamela, 44'/2°T). Técnico: Mauricio Pochettino.

BORUSSIA DORTMUND: Bürki; Hakimi, Toprak, Zagadou (Schmelzer, 31'/2°T) e Diallo; Delaney, Witsel, Pulisic (Larsen, 42'/2°T), Dahoud e Sancho (Guerreiro, 42'/2°T); Götze. Técnico: Lucien Favre.