Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Time tailandês brilha nas copas nacionais e busca primeiro título na história com ‘tempero brasileiro’

Com dez anos de existência, Chiangrai United está na semifinal das duas copas do país

Anderson Nicolau é preparador físico do time tailandês (Foto: Divulgação)
Escrito por

Com menos de dez anos de existência, o Chiangrai United, da Tailândia, tem feito história no futebol local nesta temporada. Comandado por uma legião de brasileiros – toda a comissão técnica e mais cinco jogadores –, a equipe, que jamais venceu um título, está nas semifinais de duas das mais importantes competições do país: a FA Cup e a Copa da Liga Tailandesa. Nesta quarta-feira, eliminou da FA Cup o Buriram United, que é o maior time do país, em vitória por 1 a 0, com gol de Felipe Azevedo.

Com importantes gols de jogadores como Felipe Azevedo, ex-Ponte Preta, e Vander Luiz, ex-Flamengo, o time tem mostrado um ‘tempero brasileiro’ nestas campanhas históricas: a faceta de balançar as redes na segunda etapa das partidas.

Até aqui, dos 25 gols marcados pelo Chiangrai nas duas copas (14 na FA Cup e 11 na Copa da Liga), 48% foram feitos nos últimos 45 minutos dos jogos, algo que evidencia o trabalho da comissão técnica num país em desenvolvimento no futebol e que tem buscado evoluir em vários aspectos, inclusive, fisicamente.

- Estamos vivendo um momento muito importante neste final de temporada. E comemoramos alguns fatos, como estarmos com o elenco todo à disposição, sem ninguém lesionado, e termos feito diversos gols no segundo tempo das partidas. Isso é um detalhe que diz respeito à preparação física e é muito relevante para nós da comissão técnica - destaca o preparador físico Anderson Nicolau, que trabalha ao lado do técnico Alexandre Gama e de outros profissionais brasileiros (Wilson Andrade, Marcos Cesar Domingues e Cesar Pereira).

Anderson Nicolau é preparador físico do Chiangrai (Foto: Divulgação)

No elenco atual, além de Felipe Azevedo, que é o artilheiro do time, e de Vander Luiz, o Chiangrai United conta com os brasileiros Everton (zagueiro ex-Luverdense), Rafael Coelho (atacante ex-Vasco) e Jandson (atacante ex-Avaí).

Fundado em 2009, o time buscará um título inédito em sua história em duas frentes. Pela semifinal da Copa da Liga Tailandesa, o Chiangrai enfrentará o Ratchaburi, no próximo dia 4 de novembro, fora de casa. Já na FA Cup, o adversário e a data da semifinal ainda serão decididas em sorteio.

-A inda é cedo para falar, pois faltam muitos objetivos, mas até aqui nós já conseguimos fazer história, afinal é a primeira vez que o Chiangrai chega a duas semifinais. Então de certa forma já estamos na história do clube, mas nós queremos e precisamos de mais. Vamos brigar muito para conquistar o primeiro título da história do clube”, finaliza Nicolau, confiante de que a mão de obra brasileira tem dado frutos no futebol asiático - completou Nicolau.

FELIPE AZEVEDO: O HERÓI DA CLASSIFICAÇÃO

O gol da vitória do Chiangrai United sobre o Buriram, por 1 a 0, que garantiu a equipe na semifinal da FA Cup, foi marcado por Felipe Azevedo. Aos 34 minutos do segundo tempo,  o brasileiro recebeu cruzamento rasteiro, antecipou-se aos zagueiros e colocou a bola no canto direito do goleiro adversário. 

Felipe Azevedo comemorou seu gol de número 26 na temporada e, principalmente, a classificação, que manteve vivo o sonho de terminar o ano com um título conquistado.

- Fico feliz por ver que o meu bom desempenho tem ajudado diretamente o coletivo da equipe e, graças a Deus, hoje não foi diferente. Foi um jogo duro, mas felizmente eu consegui aproveitar bem a oportunidade que tive para garantir essa classificação. Faltam apenas dois jogos para alcançarmos a nossa grande meta, que é levantar a taça da Copa da Tailândia. Vou fazer o que estiver ao meu alcance para não pararmos por aqui - disse Felipe Azevedo.