Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em tempos de pandemia: Liga da Ilhas Faroe terá início neste sábado

Competição, que deveria iniciar em março, é a primeira que começa na Europa após a interrupção por causa do novo coronavírus. As ilhas não tem caso de morte pela Covid-19

O B36 Tórshavn é um dos times que disputam o campeonato das Ilhas Faroe, Hoje encara o campeão (Divulgação)
Escrito por

O futebol europeu acompanhará, a partir de amanhã, a primeira competição que tem início após a paralisação em quase todos os países (exceto Belarus) por causa da pandemia da Covid-19. Trata-se do campeonato das Ilhas Faroe. Todos os cinco jogos ocorrerão neste sábado, com destaque para o duelo do campeão KL Klaksvik contra o B36 Tórshavn.

Diferentemente da grande maioria das competições do Velho Continente, o campeonato das Ilhas Faroe não é jogado no calendário mundial do futebol (entre agosto e junho), mas começa em maio e termina em outubro.

Por causa do coronavírus, a competição teve de ser adiada. Mas agora é a primeira a retornar na Europa por muitas variáveis. Como a ilha fica bem afastada do continente e a população é pequena (50 mil habitantes), o governo deste território - que pertence à Dinamarca mas tem status de país para a Uefa e a Fifa - conseguiu controlar a pandemia (até quinta-feira, foram 187 casos confirmados e nenhuma morte). Com isso, o governo decidiu liberar os treinos no fim de abril e autorizou o início da competição.

E como o futebol está paralisado em quase todos os países do mundo, o interesse pelo campeonato feroês vem sendo bem maior que o normal, para um país cuja liga incipiente (uma das três menos relevantes da Europa) dá ao campeão o direito de jogar a primeira fase eliminatória da Champions (contra rivais de Gibraltar, Andorra e San Marino). Prova disso é que, esta semana, a federação local fechou um contrato para a transmissão das partidas para a Noruega (já tinha fechado para a Dinamarca).

A Liga das Ilhas Faroe, que existe desde 1942, conta com 11 equipes semiamadoras que jogam em pontos corridos - turno, returno e terceiro turno. No fim, o campeão se garante na fase 1 da Champions e três vão para a Liga Europa. O lanterna é rebaixado. Os dois grandes do país são HB Tórshavn (23 títulos nacionais e 25 vices) e o atual campeão KL Klaksvik (18 títulos e 13 vices).

Os jogos deste sábado 

HB Tórshavn x EB/Streymur, NSI Runavik x TB Tvoroyri, Skala x Fuglafjordur, Klaksvik x B36 Tórshavn e AB Argir x Vikingur.

O AB Argir está de folga.