Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Técnico do Strikers conta como é o patrão Ronaldo Fenômeno: ‘Ele cobra’

Caio Zanardi revela planos futuros do Fort Lauderdale Strikers, fala sobre expectativas na Florida Cup e comenta contratação de brasileiros

Caio Zanardi chegou ao Strikers como diretor de futebol e virou treinador para esta temporada (Foto:Divulgação)
Escrito por

Muitos funcionários podem reclamar que seus patrões não entendem bem do ofício. Este, certamente, não é o caso de Caio Zanardi. O brasileiro é o treinador do Fort Lauderdale Strikers, time americano que tem como dono Ronaldo Fenômeno, eleito por três vezes o melhor jogador do mundo, além de ter duas Copas do Mundo no currículo.

- É um patrão que conhece. Foi um dos grandes jogadores do mundo, é muito mais fácil conversar com pessoas que entendem, que tiveram em campo, do que pessoas que não tiveram. A cobrança é natural, como em todas as empresas. Nós estamos acostumados a jogar e a ganhar. Ele fala normal, na boa. Pressiona, mas só na conversa mesmo - conta Caio Zanardi, ao LANCE!, que chegou ao clube no meio do ano passado para ser gerente de futebol.

O Strikers disputa a NASL (North American Soccer League), a segunda principal liga de futebol dos Estados Unidos. Na última temporada, o clube americano caiu na semifinal para o New York Cosmos. Para 2016, as expectativas são maiores, a começar pela Florida Cup, torneio amistoso disputado por grandes clubes do mundo, que teve o Strikers como um dos convidados.

- Fomos surpreendidos pelo convite, somos os únicos americanos a participar. Objetivo da Florida Cup é internacionalizar a marca. Para nós, é um momento único. Estamos vindo de uma remontagem de elenco, trouxemos quase 22 atletas. Nos apresentamos dia 4 de janeiro para jogar dia 10. Treinamos só seis dias, mas o mais importante é esse momento da Florida Cup, de jogar contra grandes clubes e dar bagagem para a equipe. A gente tem que se divertir. Não ter medo de ninguém - diz o treinador, que enfrentará Schalke 04 (ALE) e Independiente Santa Fe (COL) na competição que ocorre na Terra do Mickey.

Além de uma melhor campanha na NASL, o Strikers mira se tornar um clube conhecido mundialmente. Disputar a Major League Soccer, a principal liga americana de futebol, está nos planos. Enquanto isso não ocorre a entrada na liga, uma das alternativas é disputar amistosos contra clubes de grande porte, como ocorrerá com o Corinthians, em 23 de janeiro.

- Já estamos internacionalizando a marca, é um clube-empresa que vem crescendo, almejando degraus para chegar em um altíssimo nível. Pode ser que entremos na MLS ou alguma outra liga. Vai depender do Business Plan. Esse amistoso com o Corinthians será muito importante para nós. Não sei se foi o Ronaldo que ajeitou - diz o técnico, que já foi treinador da Seleção Brasileira Sub-17 e das categorias de base do Palmeiras.

Além de Caio Zanardi, o Strikers conta com sete jogadores brasileiro no elenco. Para esta temporada, chegaram Bruno, ex-goleiro do Palmeiras, e os meias Adrianinho, ex-Ponte Preta, e Kleberson, pentacampeão com a Seleção Brasileira em 2002.

- A gente precisava de um goleiro que tivesse uma experiência. O Bruno tem. Trabalhei com ele no Palmeiras de 2000 a 2004. Tem muito potencial e estava aberto a negociação. O Adrianinho já tinha saída da Ponte Preta, é um camisa 10 de qualidade. O Kleberson é um atleta de peso. Nós estamos montando um elenco. Podemos trazer mais um estrangeiro, não necessariamente será brasileiro - completa.