Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Sul-americanos na Nations League: saiba quando a mudança pode acontecer

Seleções da Conmebol têm vontade de jogar torneio da Uefa, mas manutenção do formato das Eliminatórias Sul-Americanas para Copa de 2026 impede isso antes do próximo Mundial

Ednaldo Rodrigues e Alejandro Domínguez, de CBF e Conmebol, estiveram juntos na quarta (Foto: André Borges / CBF)
Escrito por

Sonho antigo das seleções sul-americanas, a participação na Nations League da Uefa não será possível antes de 2026. Com a manutenção do formato das Eliminatórias para a Copa do Mundo de daqui a quatro anos, que será na América do Norte, o calendário de jogos fica inviável para uma mudança.


- Perdemos uma oportunidade de fazer isso agora (mudança no formato das Eliminatórias). Vamos ter que esperar para depois da Copa dos Estados Unidos, México e Canadá - declarou Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, em evento na CBF nesta quarta-feira.

+ Veja a tabela, os grupos e os jogos da Nations League

As Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 terão o mesmo formato dos últimos anos. As dez seleções filiadas à Conmebol se enfrentarão em turno e returno, ocupando 18 datas do calendário internacional.

+ Camisa da França cai na web: confira uniformes vazados ou lançados para a Copa do Mundo

Além da vontade de jogar com mais frequência contra os europeus, Conmebol e Uefa terão também que definir como os sul-americanos serão ranqueados para disputarem a Nations League. Atualmente, a competição europeia conta com quatro divisões.

- Precisamos decidir se fazemos uma versão nossa (da Nations League) para definir quais são os classificados ou se usamos a Copa América de 2024 para isso. Precisamos discutir - frisou o presidente da Conmebol.