Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Seleção da temporada tem predomínio do Barça e três intocáveis

Messi, Cristiano Ronaldo e Iniesta foram indicados para a seleção da temporada em todas as edições. Depois dos catalães, Real Madrid é quem mais teve jogadores escolhidos

Messi e Cristiano Ronaldo estiveram em todas as edições da seleção da temporada (Fotos: AFP)
Escrito por

Nesta segunda-feira, a Fifa vai anunciar o ganhador da Bola de ouro, prêmio para o melhor jogador de 2015. Além do troféu para o craque, a entidade vai divulgar a seleção da temporada, com os 11 destaques, divididos por posições.

A equipe ideal é escolhida desde 2010, quando foi unificado o prêmio de melhor do mundo, concedido pela Fifa, com a Bola de Ouro, dado pela conceituada revista "France Football'. São escolhidos um goleiro, quatro defensores, três meias e três atacantes.

Barcelona e Real Madrid dominaram as seleções nas cinco edições que elas foram escolhidas. E alguns nomes figuraram como melhores de suas posições em todas elas. No ataque, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo são figurinhas mais do que carimbadas. O outro jogador que não saiu dos destaques foi o meia Andrés Iniesta, do Barcelona.

2010

O Barcelona dominou a seleção de 2010. O time catalão emplacou seis jogadores entre os 11 considerados ideais daquela temporada. Em seguida, veio a Inter de Milão, que faturou a Liga dos Campeões, com três indicações. O Real Madrid contou com dois nomes.

Iniesta é outro que foi sempre indicado (Foto: Reprodução/Twitter)

Veja a equipe ideal:

Casillas (Real Madrid); Maicon (Inter), Lúcio (Inter), Piqué (Barcelona) e Puyol (Barcelona); Sneijder (Inter), Xavi (Barcelona) e Iniesta (Barcelona); David Villa (Barcelona), Messi (Barcelona) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid).

2011

Se a Inter de Milão foi a 'intrusa' entre Barcelona e Real Madrid em 2010, desta vez foi o Manchester United a emplacar jogadores na seleção. Os Red Devils foram finalistas da Liga dos Campeões, mas perderam para o Barcelona por 3 a 1, na final.

Rooney estava entre os melhores de 2011 (Foto: Oli Scarff / AFP)

Novamente, os catalães foram quem mais cederam atletas ao time ideal: foram cinco nomes, contra quatro do Real e dois do Manchester United.

Veja a equipe ideal:

Casillas (Real Madrid); Daniel Alves (Barcelona), Vidic (Manchester Unied), Piqué (Barcelona) e Sergio Ramos (Real Madrid); Xabi Alonso (Real Madrid), Xavi (Barcelona) e Iniesta (Barcelona); Rooney (Manchester United), Messi (Barcelona) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid).

2012

A conquista do Chelsea sobre o Bayern de Munique na final da Liga dos Campeões de 2012 não representou indicações de ambas às equipes para a seleção da temporada. Barcelona e Real Madrid seguiram soberanos.

Daniel Alves estava na seleção de 2012 (Foto: AFP/Kirill Kudrayavtsev)

Catalães e Merengues emplacaram cinco nomes cada na equipe ideal da temporada. A única exceção foi o atacante Falcao García, do Atlético de Madrid. O colombiano fez inúmeros gols em 2012, inclusive dois na conquista da Liga Europa pelo Colchonero, na final espanhola vencida sobre o Athletic Bilbao, por 3 a 0.

Veja a equipe ideal:

Casillas (Real Madrid), Daniel Alves (Barcelona), Piqué (Barcelona), Sergio Ramos (Real Madrid) e Marcelo (Real Madrid); Xabi Alonso (Real Madrid), Xavi (Barcelona) e Iniesta (Barcelona); Falcao García (Atlético de Madrid), Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Messi (Barcelona).

2013

O Bayern de Munique faturou a tríplice coroa em 2013, na última temporada antes da chegada de Pep Guardiola ao clube. O ano perfeito dos bávaros foi recompensado na seleção de 2013, na qual havia três jogadores do clube alemão.

Neuer foi o melhor goleiro de 2013 (Foto: Guenter Schiffmann /AFP)

Como de costume, o Barcelona teve o maior número de indicações, com quatro. Desta vez, um quarto time aparece na lista dos contemplados. O PSG, assim como o Real Madrid, teve dois nomes cada no time ideal. Naquela temporada, os franceses começaram a aparecer com mais destaque no cenário europeu.

Veja a seleção ideal:

Manuel Neuer (Bayern de Munique), Daniel Alves (Barcelona), Sergio Ramos (Real Madrid), Thiago Silva (PSG) e Philipp Lahm (Bayern de Munique); Xavi (Barcelona), Iniesta (Barcelona) e Ribéry (Bayern de Munique); Ibrahimovic (PSG), Messi (Barcelona) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid).

2014

O ano de 2014 teve grandes atrativos para a escolha da seleção da temporada. O título alemão na Copa do Mundo do Brasil e a Décima conquista do Real Madrid na Liga dos Campeões.

Thiago Silva foi indicado em 2014 (Foto: Kenzo Tribouillard/AFP)

A fraca participação da Espanha na Copa do Mundo deixou um nome 'certo' fora pela primeira vez: Xavi, o ícone do tiki-taka espanhol, que não funcionou no torneio, não figurou entre os 11 ideais. Por outro lado, a dupla de zaga da Seleção Brasileira no Mundial, David Luiz e Thiago Silva, foi indicada (o zagueiro ex-Fluminense não jogou o fatídico 7 a 1).

O Barcelona, pela primeira vez, não foi a equipe que mais contemplou jogadores na seleção da temporada. Somente Iniesta e Messi, que estiveram em todas as edições como os melhores, foram escolhidos.

A boa Copa do Mundo feita por Di María, pela Argentina, e Robben, da Holanda, foi crucial para a indicação da dupla para a seleção da temporada.

Veja a seleção ideal:

Manuel Neuer (Bayern de Munique); Sergio Ramos (Real Madrid), Thiago Silva (PSG), David Luiz (PSG) e Philipp Lahm (Bayern de Munique); Kroos (Bayern de Munique/ Real Madrid); Iniesta (Barcelona) e Di María (Real Madrid/ Manchester United); Robbem (Bayern de Munique), Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Messi (Barcelona).