Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Saiba os principais fatores do protagonismo dos ingleses na Europa

Klopp e Pocheetino com estilos e projetos sólidos, bom desempenho individual de grandes jogadores: Liga Europa e Champions está dominada por clubes da Premier League

Salah, Lucas, Hazard e Aubameyang são alguns dos melhores representantes de seus clubes (Foto: Reprodução)
Escrito por

Pela primeira vez na história, quatro equipes do mesmo país vão protagonizar as duas principais finais europeias. Liverpool e Tottenham disputam o título da Liga dos Campeões, enquanto Arsenal e Chelsea decidem a Liga Europa com um empolgante clássico londrino.

Os ingleses, protagonistas da Europa, tem méritos. Klopp e Pochettino revolucionaram Liverpool e Tottenham, respectivamente, com um trabalho longevo e minucioso. Com momentos distintos, os quatro clubes também se destacam por seus projetos e grandes jogadores.

FATOR KLOPP

Falta um título para Klopp se consagrar de vez (Foto: Reprodução)

Klopp revolucionou o Liverpool. Seus métodos de treinamento, a intensidade de seu estilo de jogo e as contratações decisivas recolocaram os Reds no patamar de disputa. O treinador, porém, ainda não conquistou um título em sua trajetória. No último domingo, bateu na trave (por um ponto) e perdeu o título da Premier League, para o City. Vontade não falta e a Liga dos Campeões é uma chance de ouro.

OS MELHORES SÃO VERMELHOS

Van Dijk foi eleito o melhor jogador da Premier League, Mané, o artilheiro (Foto: AFP)

A campanha do Liverpool na Premier League pode não ter rendido o título, mas escancarou a boa fase do clube na temporada. Van Dijk foi eleito o melhor jogador da temporada, Salah e Mané foram os artilheiros (junto com Aubameyang), enquanto Alisson ganhou o prêmio de melhor goleiro. O entrosamento ganha ainda mais coesão com a adição de jogadores do porte de Firmino, Fabinho e Alexander-Arnold.

FATOR POCHETTINO

Pochettino é a cara do Tottenham (Foto: Reprodução)

Maurício Pochettino é parecido com Klopp. Revolucionou o Tottenham, mas ainda não conquistou títulos. Ele é um dos principais fatores da ascensão e sucesso dos Spurs. Foi quem deu oportunidade para Kane e quem contratou Dele Alli. Formou a base da equipe e institucionalizou um novo jeito de jogar. Assim como o treinador do Liverpool, não falta gana para a conquista do título.

PROTAGONISTAS

Kane e Alli se juntam a Son e Lucas no sistema ofensivo dos Spurs (Foto: Ian Kington / AFP)

Harry Kane é o principal expoente do Tottenham, mas ainda não sabe se vai jogar, pois busca se recuperar a tempo de uma lesão. Pochettino, porém, encontrou soluções. Primeiro, com Son, que assumiu o protagonismo ao lado de Dele Alli, na ausência do atacante. Quando Son não estava presente, a aposta foi em Lucas, que ganhou ânimo e confiança ao ser o herói da classificação. A base da equipe também conta com jogadores estabelecidos e identificados com a equipe, como Lloris, Verthongen e Trippier.

REFORMULAÇÃO PÓS-WENGER

Emery aplicou rapidamente seu estilo (Foto: AFP)

Unai Emery foi o escolhido para substituir Arsene Wenger, no comando do Arsenal, após 22 anos. O francês impôs seu estilo, que tem como grande expoente a aposta nos jovens. Guendouzi, volante de 19 anos, dominou o meio ao lado do uruguaio Torreira. Aubameyang e Lacazette fizeram uma grande dupla (veja mais abaixo). Emery já conquistou a Liga Europa três vezes, com o Sevilla e é um especialista na competição.

DUPLINHA

Aubameyang e Lacazette fazem uma das melhores duplas da atualidade (Foto: Reprodução)

Aubameyang e Lacazatte são os grandes destaques do Arsenal. Dos 105 gols dos Gunners na temporada, os jogadores, juntos, foram responsáveis por 50, ou seja, 47% do total. Se incluir as assistências (21, ao todo), os dois participaram diretamente de 67% dos tentos marcados. Auba tem números melhores, com 31 gols em 50 jogos, além de oito assistências. Laca, por sua vez, soma 19 gols e 13 passes para gol.

REDENÇÃO

Giroud ganhou fôlego na Liga Europa (Foto: Glyn Kirk / AFP)

A temporada do Chelsea foi de altos e baixos. O clube viveu um período ruim, com Sarri sendo cogitado para deixar a equipe. O técnico se manteve nos Blues, mas não na briga por título da Premier League. A conquista da Liga Europa é uma chance de salvar a temporada. Outro que busca redenção é Giroud. Pouco utilizado na Premier League, está cotado para deixar o clube no fim da temporada. Na Liga Europa, porém, tem grande desempenho: dez gols em 13 jogos, além de três assistências.

FIM DIGNO

Hazard deve sair no fim da temporada (Foto: AFP)

Cotadíssimo no Real Madrid, é muito provável que essa seja a última temporada de Eden Hazard. Ainda sem confirmar nada, o belga, em entrevista, sempre fala em "terminar a temporada da melhor maneira" no Chelsea. Isso significa a busca do título. Hazard segue como o grande jogador da equipe. Ao todo, são 19 gols e 16 assistências em 51 jogos.