Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Suspensa do futebol por guerra, Rússia quer sediar a Eurocopa em 2028 ou 2032

Mesmo punido, país manifesta desejo de ser sede do torneio. Uefa ainda não se decidiu sobre a candidatura em conjunto com a Turquia

Rússia quer se candidatar para ser a sede da Euro em 2028 ou 2032 (Foto: JEWEL SAMAD / AFP)
Escrito por

Mesmo suspensa do futebol por conta da guerra contra a Ucrânia, a Rússia declarou interesse, nesta quinta-feira, em sediar a Eurocopa em 2028 ou 2032 em conjunto com a Turquia. A Itália também anunciou sua intenção em apresentar sua candidatura para sediar a edição de 2032 da principal competição entre nações da UEFA.

A entidade recebeu declarações de intenção de alguns países para sediar as Eurocopas de 2028 e 2032, na data limite, que foi esta quinta, dia 23 de março. As federações de Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia, Irlanda e País de Gales apresentaram interesse em receber o torneio em 2028. A escolha das sedes se realizará no dia 23 de setembro.

+Veja as informações da partida entre Brasil e Chile

O fato da Rússia ter se interessado em se candidatar chamou atenção, devido ao contexto atual. O país está suspenso do futebol por conta das invasões russas à Ucrânia. No entanto, a candidatura segue intacta. A UEFA analisou tudo, mas apontou a respeito da petição:

- O Escritório do Conselho da FIFA e o Comitê Executivo da UEFA decidiram no dia 28 de fevereiro suspender a todos os times russos, tanto representativos nacionais como clubes, de participarem em competições da UEFA e da FIFA, até novo aviso. No entanto, nesse momento não foi imposta nenhuma suspensão da União Russa de Futebol. O Comitê Executivo da UEFA permanecerá à espera para convocar mais reuniões extraordinárias, de forma regular e contínua quando necessário, além de suas reuniões programadas para 7 de abril e 10 de maio, para reavaliar a situação legal conforme evolua e adotar decisões adicionais caso necessário, inclusive à luz da declaração de interesse expressada pela Federação Russa de Futebol para receber a Euro.