Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Rússia cogita deixar a Uefa e se unir à Confederação Asiática

Seleção e clubes foram banidos de competições da Uefa por conta de conflito na Ucrânia

Rússia não irá disputar a Copa do Mundo do Qatar (Foto: Kirill KUDRYAVTSEV / POOL / AFP)
Escrito por

A Rússia cogita deixar a Uefa e se juntar à Confederação Asiática de Futebol, segundo a imprensa local. Por conta dos conflitos geopolíticos na Ucrânia, o Spartak Moscou foi banido da Liga Europa, enquanto a seleção não teve a chance de disputar a repescagem para a Copa do Mundo.

Ainda não se sabe se as sanções impostas aos clubes russos na atual temporada serão mantidas para 2022/2023. No entanto, há um movimento no país para debater os prós e os contras uma hipotética mudança da Rússia para a AFC.

Caso uma mudança aconteça, a Rússia disputaria as Eliminatórias Asiáticas para o Mundial e a Copa da Ásia no lugar da Eurocopa. Já os clubes jogariam na Champions League da AFC e na Copa da AFC ao invés de atuarem na Champions League e Liga Europa, respectivamente.

Apesar das especulações, a mudança deve ser aprovada por outras federações asiáticas e essa decisão não deve ser simples. No entanto, o caso da Rússia não seria inédito na história do futebol, uma vez que Israel, Cazaquistão e Austrália já trocaram suas confederações.