Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Rincón segue em estado crítico; relembre a passagem dele pela geração de ouro da Colômbia

Jogador sofreu grave acidente em Cali na última segunda-feira

Rincón foi um dos destaques da histórica goleada por 5 a 0 da Colômbia sobre a Argentina (Foto: AFP)
Escrito por

O ex-jogador Freddy Rincón sofreu um grave acidente em Cali, na Colômbia, na madrugada desta segunda-feira e segue em situação crítica. O meia foi um dos destaques da histórica seleção colombiana do início da década de 90. O LANCE! relembra os feitos de Rincón pelo seu país.

A seleção histórica da Colômbia na década de 90 tinha como base a equipe do Atlético Nacional, que conquistou a Libertadores de 1989. Porém, Rincón era um dos titulares que atuavam por outro clube na época, o América de Cali. No início do comando do técnico Francisco Maturana na seleção, Rincón atuava como atacante.

Além de Rincón, a seleção da Colômbia contava com grandes jogadores como Valderrama, Higuita, Asprilla, Valencia e Aristizábal.

A Colômbia garantiu a vaga na Copa do Mundo de 1990 e, logo no primeiro jogo, venceu os Emirados Árabes Unidos por 2 a 0 e foi cotada como uma das surpresas no Mundial. Na segunda partida, a seleção perdeu para a Iugoslávia e precisava ao menos empatar com a forte Alemanha. Os colombianos iam perdendo por 1 a 0, mas Rincón marcou o gol de empate da equipe nos acréscimos da etapa final, que deu a classificação às oitavas.

Após a Copa de 90, Rincón seguiu no grupo da seleção colombiana que ficou em quarto lugar na Copa América de 1991, e em terceiro na Copa América de 1993 - ano em que a Colômbia chegou ao auge.

Rincón contra a Argentina (Foto: Reprodução)

Os colombianos fizeram um bom ano em 1993 e, na última rodada, precisavam de uma vitória contra a Argentina, que também não estava garantida na Copa do Mundo de 1994. O confronto contra a seleção de Batistuta e Simeone é um dos episódios mais lembrados da Colômbia da década de 90.

Isto porque, na ocasião, a Colômbia atropelou a Argentina por 5 a 0 em pleno Buenos Aires. Os 'Cafeteiros' não deram chances para os argentinos e garantiram a vaga na Copa do Mundo de 1994 em grande estilo. No jogo, Rincón foi um dos destaques, marcando dois gols e uma assistência.

> Novo boletim médico aponta que o estado de saúde de Rincón segue como 'muito crítico'

A seleção colombiana passou a temporada de 1993 de forma invicta. Foram 19 jogos, sendo 10 vitórias e nove empates. Dessa forma, chegou a ser considerada uma das favoritas ao título mundial.

Apesar de todo destaque da seleção colombiana às vésperas da Copa, a equipe não correspondeu às expectativas nos EUA e foi eliminada precocemente. Foram duas derrotas e uma vitória na fase de grupos.

Após a Copa do Mundo, Rincón teve uma campanha de destaque pela seleção somente na Copa América de 1995, quando ficou novamente na terceira colocação. Com a camisa da Colômbia, ele marcou 17 gols em 84 jogos.