Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Repleto de espanhóis, Boro volta à divisão de elite com aprovação de ídolos brasileiros

Juninho Paulista e Doriva acreditam na recuperação e manutenção do Middlesbrough na Premier League. Técnico espanhol aposta em compatriotas para temporada 2016/17

Goleiro Victor Valdes ao lado do técnico do Middlesbrough, Aitor Karanka (Foto: Divulgação)
Escrito por

Demorou sete anos para que o Middlesbrough conseguisse retornar à Primeira Divisão do Campeonato Inglês. Desde 2013 comandado por Aitor Karanka, o time mostrou grande evolução e saltou de 12º para quarto e segundo colocado, entre as temporadas 2013/14, 2014/15 e 2015/16, respectivamente. Na última temporada, por exemplo, ficou próximo de conquistar o título da Segundona, mas deixou escapar a liderança para o Burnley.

Uma das mais tradicionais equipes da Inglaterra, visto a sua data de fundação, em 1876, o Boro, como é apelidado, chega com algumas novidades para tentar manter-se na elite do futebol britânico. O técnico espanhol, apesar de permanecer com boa parte de sua base da última temporada, soube trazer jogadores experientes para encorpar o elenco. Os nomes mais simbólicos são os do goleiro Victor Valdes, ex-Barcelona e Manchester United, e do atacante Alvaro Negredo, ex- Manchester City, Sevilla e Valencia.

Um dos maiores ídolos do clube, se não o maior, Juninho Paulista comenta sobre a característica de jogo ‘à espanhola’ do técnico Karanka. O treinador que foi zagueiro e trabalhou como assistente de José Mourinho no Real Madrid, tem um elenco repleto de jogadores espanhóis. Ao todo são cinco compatriotas, além de dois uruguaios e um colombiano.

– O Karanka se preparou muito para assumir a equipe, ele é um estudioso do futebol. Eu o conheci como jogador, mas depois fui conhecê-lo como treinador no Middlesbrough. Gostei muito, é um cara trabalhador e que tem suas convicções. Conhece bem seus jogadores, mas, claro, tem uma tendência maior para ter mais atletas espanhóis. Acho que ele está fazendo um excelente trabalho e acredito que ele tenha condição de ajudar o Middlesbrough a se manter na Premier League – disse o atual gestor do Ituano, em entrevista ao LANCE!

Mesmo tendo conquistado apenas um título com o Boro, o da Copa da Liga Inglesa em 2004, Juninho liderou o time durante os melhores anos do clube na elite do futebol inglês (meados dos anos 90 e início dos anos 2000). Não à toa, ainda hoje ele é idolatrado pelo torcedor. Para se ter noção, o reconhecimento pelo brasileiro é tão grande que a página sobre a história do clube, em seu site oficial, tem estampada a foto do ex-camisa 10.

Apesar de tradicional, o Middlesbrough passa longe de ser um dos clubes mais vitoriosos da Inglaterra. Em seus 140 anos de existência, o clube conquistou quatro vezes o título da Championship (Segunda Divisão), e nunca chegou a terminar entre os três primeiros colocados na Primeira Divisão. Por conta disso, os brasileiros que lá passaram guardam com carinho a vitória por 2 a 0 sobre o Bolton, no Millennium Stadium, no País de Gales, em 29 de fevereiro de 2004, pela Copa da Liga Inglesa. Doriva, que esteve no elenco campeão, conta sobre o momento que mais o marcou no time inglês.

– O momento que mais me marcou foi o título da Carling Cup e a recepção que tivemos na parada que foi feita para nos prestigiar. Cerca de 200 mil pessoas nos recepcionaram. Foi maravilhoso viver aquele momento. É absolutamente inesquecível – contou, falando também sobre as expectativas que tem com o Middlesbrough em seu retorno à Premier League.

– Apesar de ter ficado alguns anos sem disputar a Primeira Divisão, o Middlesbrough é um clube muito organizado e continuou investindo em sua estrutura, deve se reforçar bem para a temporada. Acredito que podem almejar algo maior. Estou muito feliz pelo retorno do Boro – finalizou o ex-volante da equipe alvirrubra.

O Middlesbrough dará o pontapé em sua jornada na Primeira Divisão inglesa no próximo sábado, quando enfrenta o Stoke City, às 11h (de Brasília), no Riverside Stadium. O jogo será válido pela primeira rodada da competição.

Mais sobre o Middlesbrough da temporada 2016/17

Técnico: Aitor Karanka (ESP) - 42 anos

Contratações
: Marten de Roon, Viktor Fischer, Bernardo Espinosa, Jordan McGhee, Victor Valdes, Alvaro Negredo e Brad Guzan.

Elenco ‘à espanhola’: Tomas Mejias, Daniel Ayala, Victor Valdes, Antonio Barragam e Alvaro Negredo. Uruguaios: Carlos de Pena, Christian Stuani. Colombiano: Espinosa Bernardo.