Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Relembre momentos, recordes e títulos da carreira de Neymar

O craque brasileiro completa 27 anos, nesta terça-feira, com uma carreira vitoriosa, com títulos da Libertadores e Liga dos Campeões e feitos inéditos com a Seleção Brasileira

Neymar é o terceiro maior artilheiro da história da Seleção Brasileira (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Escrito por

Neymar completa 27 anos, nesta terça-feira, com uma carreira repleta de grandes momentos, recordes, títulos e gols. Revelado pelo Santos, o menino saiu da Vila e foi em busca da conquista do mundo. De jogar com a realeza do Barcelona até assumir o posto de rei no PSG, muitos jogos importantes e feitos foram conquistados.

Terceiro maior artilheiro da história da Seleção Brasileira, Neymar teve seus altos e baixos com a Amarelinha, mas entrou para a história ao conquistar a tão sonhada medalha de Ouro nas Olimpíadas (2016). Libertadores, Recopa, Copa do Brasil, das Confederações, campeonatos nacionais, Mundial e Liga dos Campeões: o que não faltam são títulos para aquele que lida com o desafio do protagonismo em todos os clubes que passa.

MENINO DA VILA

Neymar é um dos maiores meninos da Vila da história (Foto: Divulgação)

Neymar chegou na base do Santos, em 2003 e se tornou um dos maiores "Meninos da Vila" da história do clube. Sua estreia no profissional foi em 2010 e o craque permaneceu no clube até 2013. Ao todo, são 225 jogos e 133 gols marcados, além dos títulos do Campeonato Paulista (2010, 2011 e 2012), da Libertadores (2011) e da Copa do Brasil (2010)

CONQUISTA DA AMÉRICA

Neymar foi protagonista no título do Santos em 2011 (Foto: Eduardo Viana/Lancepress!)

A última vez que o Santos tinha conquistado a Libertadores tinha sido com Pelé, em 1962. 48 anos depois, Neymar trouxe a América de volta para a Vila Belmiro. O jogador, ao lado de Ganso, foi um dos grandes destaques da competição e, em 13 jogos, marcou seis gols e deu sete assistências. Na final do Mundial, porém, perdeu para o Barcelona de Lionel Messi. Seu futuro clube e companheiro.

TRIO HISTÓRICO NO BARÇA

O trio MSN: Messi, Suárez e Neymar (Foto: Lluis Gene / AFP)

O Barcelona pagou ao Santos 88,2 milhões de euros (R$ 232 milhões, na cotação da época) por Neymar, em 2013 e o craque pode realizar o seu sonho de vestir a camisa do clube catalão. Em quatro temporadas, o brasileiro seguiu encantando o mundo, agora ao lado de Messi e Suárez, um dos maiores trios da história do futebol. Ao todo, foram 186 jogos, com 105 gols (e muitos golaços) e 76 assistências.

CONQUISTAS CATALÃS

Neymar marcou o gol do título da Champions 2014/15 (Foto: AFP)

Mesmo tendo Messi como protagonista da equipe, Neymar, em diversos momentos, chamou a responsabilidade para si. O jogador conquistou dois Campeonatos Espanhóis (2014/15 e 2015/16), três Copas da Espanha, uma Supercopa da Espanha e a Liga dos Campeões (2014/15). No principal título conquistado no clube, Neymar terminou a edição como artilheiro (10 gols), além de ter feito o gol do título, sobre a Juventus.

A VIRADA HISTÓRICA

Neymar foi carrasco do PSG (Foto: Lluis Gene / AFP)

Um dos grandes momentos da carreira de Neymar no Barça, foi a virada espetacular sobre o PSG, na Liga dos Campeões, de 2016/17. O Barcelona perdeu de 4 a 0, no jogo de ida e, no de volta, venceu por 6 a 1, garantindo a classificação. Neymar foi a estrela do jogo: fez dois gols e deu a assistência para o gol decisivo. Mesmo com a atuação estelar, Neymar não se sentia valorizado o suficiente e, na temporada seguinte, o carrasco virou reforço e foi para o PSG.

CONQUISTA DA FRANÇA

Neymar tem números impressionantes no PSG (Foto: AFP)

No PSG, chegou com status de estrela e, após um início com problemas de relacionamento (principalmente com Cavani), conquistou seu espaço e se transformou no protagonista da equipe. Apesar de ainda não vencer a Liga dos Campeões (principal objetivo) do clube parisiense, Neymar já levantou a taça do Campeonato Francês, da Copa da França e da Copa da Liga Francesa. Os números impressionam: 48 gols e 27 assistências em 53 partidas.

AMARELINHA

Neymar é o terceiro maior artilheiro da história da Seleção Brasileira (Foto: AFP)

A estreia de Neymar na Seleção Brasileira foi no dia 10 de fevereiro de 2010, contra os Estados Unidos, na vitória por 2 a 0 (com gol dele e Pato). De lá pra cá, Neymar assumiu o posto de ídolo e de condutor da Amarelinha. Bateu na trave em duas Copas do Mundo: 2014 e 2018 e conquistou o título da Copa das Confederações (2013) e o Ouro nas Olímpiadas do Rio (2016).

DOURADO

Na final olímpica, Neymar também foi protagonista (Foto: AFP)

Amargurado após a Copa de 2014, o Rio de Janeiro recebeu sua primeira Olímpiada. Apesar de ser o país do futebol, o Brasil nunca tinha vencido o ouro no futebol. Após início conturbado, a Seleção tomou fôlego e, conduzida por Neymar, conquistou, nos pênaltis (o último, convertido pelo craque), a tão sonhada medalha de ouro. De quebra, ainda venceu o título em cima da Alemanha, histórica algoz em 2014. A partida terminou em 1 a 1 e Neymar fez, de falta, o gol do Brasil.

RECORDES

Neymar já bateu muitos recordes na carreira (Foto: AFP)

Nesses anos de carreira, Neymar se tornou no segundo maior artilheiro brasileiro da história da Liga dos Campeões: são 32 gols, oito a menos que Sonny Anderson. É também o terceiro maior artilheiro da Seleção Brasileira: com 60 gols, atrás de Ronaldo (62) e Pelé (77). É o primeiro jogador a marcar tanto em uma final da Libertadores quanto da Liga dos Campeões.