Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Reforço do Chelsea, João Félix tem nova chance de provar seu valor

Jogador não conseguiu render o que era esperado no Atlético de Madrid

João Félix assina acordo com o Chelsea até o fim da temporada (Reprodução/Chelsea)
Escrito por

Novo reforço do Chelsea até o fim da temporada, João Félix ganha uma nova oportunidade na carreira para provar seu valor após três anos e meio no Atlético de Madrid. Após explodir com a camisa do Benfica em 2018/2019, onde marcou 15 gols e contribuiu com nove assistências em 26 partidas do Campeonato Português, o atleta não seguiu tendo a progressão esperada.

Logo após conquistar o título da Primeira Liga, o jovem participou do triunfo com Portugal da Liga das Nações. A ascensão do jogador fez com que ele fosse eleito o Golden Boy da temporada, prêmio dado ao melhor atleta sub-21 pelo jornal italiano "Tuttosport". Na disputa pelo Troféu Kopa da Bola de Ouro, o português ficou com a 3ª colocação, atrás de Matthijs de Ligt e Jadon Sancho.

+ Federação internacional aponta quais foram os melhores técnicos de clubes do mundo em 2022

Chegando no Atlético de Madrid, João Félix encontrou uma estrutura e um modelo de jogo diferente do que estava acostumado. Apesar das estatísticas provarem que seus números melhoravam ano após ano, o meia-atacante perdia espaço com Diego Simeone até que somou 1987 minutos em 2021/2022 em 35 partidas, o que dá uma média de 56 minutos por jogo.

Nesse período, a imprensa espanhola relatava uma relação conflituosa entre jogador e técnico ao longo do anos. O nome do português era alvo de perguntas constantemente a cada coletiva dada pelo treinador argentino. O tema e os questionamentos do motivo pelo qual o atleta nunca conseguiu repetir o mesmo sucesso na Espanha que apresentou em Portugal era intrigante.

Cedido ao Chelsea por empréstimo, João Félix tem pouco tempo para provar que pode ser o jogador revelado pelo Benfica. Em uma equipe atordoada com lesões e com um treinador vivendo sua maior oportunidade na carreira, o jovem chega com grandes expectativas da torcida, mas que precisam ser comprovadas em campo, na Premier League e Champions League.

- É um jogador de qualidade, vai marcar a diferença no ataque e estou querendo trabalhar com ele. É jovem e tem muita experiência. Nos dá um impulso. Já estou ciente da operação há algum tempo, mas com as lesões que tivemos, aceleramos por ele. É bom tê-lo aqui e que possa treinar conosco - disse Graham Potter, treinador do Chelsea nesta quarta-feira.

Após o fim da temporada, João Félix retornará ao Atlético de Madrid, com quem assinou novo contrato até 2027. No futuro, a equipe colchonera não parece dar garantias de que Diego Simeone continuará em seu cargo ou se uma renovação acontecerá em breve. E boas apresentações podem fazer com que o português seja visto de outra maneira pelo mercado.

João Félix não conseguiu ter sucesso com a camisa do Atlético de Madrid (Foto: Thomas Coex / AFP)