Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Reconstrução! Parma consegue acesso à Terceira Divisão na Itália

Tradicional time foi rebaixado à Série D na temporada passada após decretar falência

Torcida faz a festa com o acesso do Parma (Foto: Reprodução / Twitter)
Escrito por

Rebaixado para a Série D do Calcio na temporada passada após decretar falência, o Parma segue sua trajetória para se reerguer. Neste domingo, a torcida teve um pouco de alegria e uma excelente notícia: o clube conseguiu acesso à Terceira Divisão ao vencer o Delta Rovigo, por 2 a 1, no Estádio Ennio Tardini.

O regulamento da Quarta Divisão prevê que o primeiro colocado de cada um dos nove grupos - o torneio é dividido conforme as regiões da Itália - tenha acesso direto. E o Parma terminou na liderança do Grupo D com 85 pontos em 35 partidas: 25 vitórias e dez empates. Foram 73 gols pró e 15 contra.

O Parma teve sua falência decretada em julho do ano passado, após terminar o Calcio na lanterna, com apenas 19 pontos. O cenário era tão tenebroso que o clube teve três presidentes, sendo que o último - Giampietro Manenti - chegou a ser preso acusado de lavagem de dinheiro.

Como acontece com as agremiações que vão à falência, o Parma teve que mudar de nome: passou de Parma Football Club para Parma Calcio 1913. E 'nasceu' devido à ajuda de empresários da cidade e do apoio de Federico Pizzarotti, prefeito local.

O atual presidente é Nevio Scala, que comandou o Parma em um dos seus momentos mais gloriosos: de 1989 a 1996. Durante o período, conquistou os títulos da Copa da Itália (1992), uma Supercopa da Itália (1994), uma Recopa da Europa (1993) e uma Copa da Uefa (1995).

Parma ainda está invicto (Foto: Reprodução / Twitter)

O principal nome do elenco é o do zagueiro Alessandro Lucarelli, de 39 anos. O jogador, que também é capitão da equipe, negou-se a abandonar o clube após a queda para a Quarta Divisão.

Apesar de já ter garantido acesso, o Parma ainda tem mais três jogos a disputar na primeira fase da Quarta Divisão: Ravella, Bellaria Igea Marina e Sammaurese. Depois, a equipe entra na segunda etapa, que definirá o campeão.