Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Racismo sofrido por Marega ganha grande repercussão em Portugal

Em Portugal, os noticiários elogiaram a atitude do jogador. Porto deu uma prêmio de 'mérito e valores' ao jogador, que foi apoiado pelos seus colegas brasileiros do Porto

Jornais repercutiram racismo sofrido por Marega (Foto: AFP)
Escrito por

Marega marcou o gol da vitória dentro e fora de campo. O atacante deixou o gramado após insultos racistas, mesmo com os jogadores e o árbitro intervindo. Acabou sendo substituído aos 26 minutos do segundo tempo. Imediatamente, pessoas do futebol e da política se manifestaram em favor do artilheiro. 

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, foi um dos primeiros a reagirem ao incidente. Em uma primeira mensagem no Twitter, mais formal, escreveu: 'Nenhum ser humano deve ser submetido a tal humilhação, ninguém pode ficar indiferente. Condeno todos os atos de racismo, em qualquer circunstância'. Posteriormente, em outro tuíte mais informal, escreveu: 'Total solidariedade a #Marega, que no campo provou não ser só um grande jogador, mas também um grande cidadão'.

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, emitiu um comunicado na página oficial da Presidência, declarando que 'o povo português sabe, até por experiência histórica, que o caminho do racismo, da xenofobia e da discriminação, além de representar a violação da dignidade da pessoa humana e de seus direitos fundamentais, é um caminho dramático em termos de cultura, de civilização e de paz social'.

Todos os dirigentes de partidos políticos se solidarizaram com Marega, exceto André Ventura, da extrema-direita. Também nas redes sociais, esse deputado criticou os que o criticavam: 'País de hipocrisia em que tudo é racismo e tudo merece imediatamente uma chuva de lamentos e de análises histórico-megalômanas. O nosso problema não é o racismo. É a hipocrisia [...] Por mim não passarão'.

O presidente do Vitória de Guimarães também não se solidarizou com Marega. Depois de relembrar que o escudo do clube é preto e branco e que tem 'jogadores de todas as cores, raças e credos', acusou o atacante, sem citar seu nome, de ter provocado a situação: 'Não percebi insultos racistas, percebi uma atitude provocadora de um futebolista', afirmou, em referência à forma como Marega comemorou o gol, dirigindo-se à arquibancada.

Apesar disso, o Porto deu um prêmio de 'Méritos e Valores' ao jogador.


Brasileiros do Porto também postaram mensagens de apoio ao jogador.