Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Promotor espanhol compara Messi a líder de estrutura criminosa

Craque não convence representante da Agência Tributária da Espanha: 'Até uma criança de dez anos sabe o que significa pagar impostos'

Messi no tribunal de Barcelona (Foto: ALBERTO ESTEVEZ/AFP)
Escrito por

O advogado que representa o estado espanhol na ação contra o atacante Messi considera que o jogador do Barcelona age como o "líder de uma estrutura criminosa". O craque argentino e o pai, Jorge Messi, são acusados de desviarem do Fisco Espanhol 4,1 milhões de euros (R$ 16,5 milhões) relativos a contratos de direitos de imagens, de 2007 a 2009.

- Os dois são capazes de entender o que é pagar impostos. Até uma criança de dez anos sabe o que é isso. Não quero comparar Messi a um mafioso, mas é como se ele fosse o "capo" (líder) de uma estrutura criminosa - disse o promotor Mario Maza, em nome da Agência Tributária.


O Ministério Público da Espanha pediu 22 meses de prisão para o jogador e o pai por conta do esquema ilícito.

A investigação começou em 2013. Em 2005, a família de Messi teria sido aconselhada por seu ex-assessor Rodolfo Schinocca a fundar uma empresa em Belize para o depósito do dinheiro relacionado aos direitos de imagem.

Em 2015, a família rompeu com Schinocca e substituiu a empresa em Belize por outra no Uruguai, continuando a receber pelos direitos de imagem, sem pagar os impostos à Fazenda espanhola.

Na última quinta-feira, Messi depôs em um tribunal de Barcelona. O craque alegou que não entendia sobre o tema e afirmou que deixava todos os contratos para o pai e os advogados assinarem. As palavras do camisa 10 não convenceram Maza.

- Não resta dúvida de que Messi está conseguindo benefícios ao pagar impostos em outros países. O jogador sabia muito mais do que aparentava no discurso - completou.

Messi ainda aguarda definição sobre o fim do processo que o acusa de fraude fiscal na Espanha. De acordo com a imprensa do país, a fiscal Raquel Amado - uma das partes envolvidas - solicitou que o jogador fosse absolvido, mas culpando seu pai Jorge pelos crimes.