Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ex-presidente da Uefa, Michel Platini é preso por suspeita de corrupção

O ex-jogador foi detido, nesta terça-feira e vai ser investigado por irregularidades envolvendo a escolha do Qatar como sede da próxima Copa do Mundo de 2022

Platini já foi presidente da Uefa (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)
Escrito por

O ex-presidente da UEFA, Michel Platini, foi preso, nesta terça-feira, para depor sobre suspeita de corrupção. A investigação averígua possíveis irregularidades sobre a escolha do Qatar como sede da próxima Copa do Mundo (2022). A prisão foi efetuada em Paris e divulgada pela "MediaPart".

OUTROS DETIDOS

A ex-conselheira do ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy, Sophie Dion, também foi detida por suspeita de suborno. Claude Gueant, antigo secretário geral do governo, também foi chamado para depor e está em condição de "suspeito livre" pelo Escritório Central de Luta contra a Corrupção e Infrações Financeiras e Fiscais (OCLCIFF).

HISTÓRICO

Platini era um dos candidatos à presidência da FIFA, em 2015, após o escândalo de corrupção que culminou na saída de Joseph Blatter. O ex-jogador já estava suspenso do futebol pelo Comitê de Ética da FIFA. O ex-jogador de 63 anos já tinha declarado à Promotoria Financeira Nacional (PNF), em 2017, que tinha votado no Qatar, em 2010, para ser sede da Copa. As investigações sobre corrupção e conspiração criminal sobre a sede de 2022 começaram em 2016.

INVESTIGAÇÃO

De acordo com o jornal francês 'Le Monde', a PNF investiga um almoço organizado, em novembro de 2010, na sede do governo francês, Palácio do Eliseu, em que estavam presentes o ex-jogador, o então presidente Nicolas Sarkozy, o primeiro ministro do emirado, Sheikh Hamad, Bem Jassem e o Emir do Qatar, Tamim Ben Hamad Al Thani.

O QUE DIZ A FIFA

A Fifa, em nota oficial, reiterou o comprometimento com as autoridades de qualquer país quando o assunto é investigação relacionadas ao futebol e também ressaltou que não tem como dar mais detalhes para efetuar comentários ou analisar a prisão de Platini.