Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Presidente da Uefa diz não concordar com candidatura ibérica e do Marrocos para 2030

Aleksander Ceferin defendeu que não se misture países de diferentes continentes na mesma candidatura

Aleksander Ceferin defendeu que não se misture países de diferentes continentes na mesma candidatura (Foto: AFP)
Escrito por

Nesta segunda-feira, Aleksander Ceferin, presidente da Uefa, mostrou-se contrário à candidatura de Portugal, Espanha e Marrocos à Copa do Mundo de 2030. Aos seus olhos, é necessário que candidaturas conjuntas envolvam países do mesmo continente. Marrocos é da África, mas faz fronteira com a Espanha e a uma hora de avião de Portugal. 

- Neste momento, isso foi mais uma iniciativa política do que algo debatido entre as federações de futebol. Um político levantou essa hipótese sem ter em conta que o futebol está acima da política. Mas não estou de acordo porque não sou a favor de misturar candidaturas. A UEFA defenderá sempre as candidaturas europeias - comentou o dirigente. 

A candidatura tripla ainda não foi oficializada e sim levantada pelo presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, há algumas semanas. Uma candidatura sem Marrocos também é possível.

A Copa de 2030 comemorá o centenário do evento e ainda não tem candidaturas oficializadas, mas já há outras seis interessadas: Uruguai, Argentina e Paraguai; Egito, Camarões; Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte;  Grécia, Bulgária, Sérvia e Romênia; Coreia do Sul, China, Japão e Coreia do Sul. Também há a possibilidade do Marrocos se candidatar sozinho ou junto com Argélia e Tunísia.