Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Presidente da Federação Palestina é suspenso após ‘incitar ódio’ a Messi

Jibril Rajoub pediu a torcedores que queimassem símbolos da Argentina antes de amistoso dos <i>hermanos </i>contra Israel, inimigo histórico da Palestina

Jibril Rajoud foi suspenso pela Fifa após 'incitar ódio' a Messi e Argentina (Foto: Abbas Momani/AFP)
Escrito por

Nesta sexta-feira, a Fifa anunciou uma punição dada ao presidente da Federação Palestina de Futebol (PFA), Jibril Rajoub. A entidade máxima do futebol penalizou o dirigente com uma suspensão de 12 meses sob a justificativa de 'incitação de ódio'; além disso, Rajoub terá de pagar multa de 20 mil francos suíços (cerca de R$84 mil).

Poucos dias antes da realização de um amistoso entre Argentina e Israel, em junho de 2018, o cartola pediu a torcedores que queimassem fotos e camisas da seleção albiceleste - especialmente do craque Messi.

Após a realização de protestos contrários a Israel por parte de alguns torcedores locais (que estenderam bandeiras da Palestina durante uma sessão de treinamento da Argentina), o amistoso foi cancelado.

Vale lembrar que Palestina e Israel são inimigos em um histórico confronto por soberania territorial no Oriente Médio; o maior foco das disputas bélicas é pela cidade de Jerusalém, considerada terra sagrada tanto para o judaísmo quanto para o islamismo.

O episódio de Rajoub infringe diretamente o artigo 53 do Código Disciplinar da Fifa, que prevê suspensão mínima de 12 meses e ao menos 5 mil francos suíços de multa por 'incitação ao ódio e à violência'. Em casos de maior seriedade, onde a declaração é dada através de veículos de comunicação de massa ou às vésperas de partidas futebolísticas, a sanção financeira sobe para no mínimo 20 mil francos suíços.

Com a suspensão, Jibril Rajoub não poderá desempenhar o cargo de presidente da Federação Palestina de Futebol ao longo dos 12 meses estipulados pela entidade. O dirigente também não poderá comparecer a partidas oficiais no período da pena, que começa a ser contada a partir desta sexta-feira.