Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Possível rival do Palmeiras, Al-Ahly sofre com a Copa Africana de Nações e vive drama para o Mundial

Nove atletas do elenco do clube egípcio estão com a seleção do Egito, que joga nesta quinta-feira a semifinal da Copa Africana de Nações diante de Camarões

No último Mundial de Clubes, Al-Ahly derrotou Palmeiras na disputa do 3º lugar (Karim JAAFAR / AFP)
Escrito por

O Al-Ahly, clube do Egito que irá disputar o Mundial de Clubes, vive uma das histórias mais dramáticas às vespéras do início do torneio. Neste momento, a equipe está desfalcada de nove atletas que disputam a Copa Africana de Nações pela seleção egípcia e que estarão à disposição do técnico Carlos Queiroz para a semifinal diante de Camarões que será disputada nesta quinta-feira.

DRAMA COM A COPA AFRICANA DE NAÇÕES
O drama é justificável para o decacampeão da Champions League da África. Enquanto o Egito entra em campo nesta quinta-feira, o Al-Ahly enfrenta o Monterrey, atual vencedor da Concachampions, neste sábado. E o clube ainda não sabe se poderá contar com seus principais atletas, pois caso a seleção comandada em campo por Mo Salah derrote Camarões, a decisão da Copa Africana de Nações acontece no domingo.

> Veja a tabela do Mundial de Clubes

Ainda que o Egito seja derrotado pelos anfitriões do torneio, a equipe de Carlos Queiroz ainda tem a disputa de 3º lugar por ser jogada e que também acontecerá no domingo. Embora, neste caso, o comandante português possa liberar os atletas do Al-Ahly por conta do Mundial de Clubes. No entanto, os jogadores já terão sua preparação com o restante do elenco comprometida, o que pode ser uma vantagem para o Monterrey.

Na estreia do Egito diante da Nigéria pela Copa Africana de Nações, o lateral-direito Akram Tawfik, do Al-Ahly, sofreu uma lesão no ligamento do joelho e não disputa o torneio da Fifa. Já no penúltimo duelo contra a Costa do Marfim, o goleiro El Shenawy, capitão do maior campeão egípcio, e Hamdi Fathi tiveram que ser substituídos por problemas musculares e não atuaram diante do Marrocos.

Seleção do Egito atrapalha Al-Ahly no Mundial de Clubes (KENZO TRIBOUILLARD / AFP)

SEQUÊNCIA PREOCUPANTE
Além de toda essa indefinição, os últimos resultados do time dirigido por Pitso Mosimane também não são nada animadores. Após perder o título nacional para o Zamalek na última temporada, o Al-Ahly está na liderança da Premier League Egípcia apesar de ter empatado o último confronto contra o Future FC no último dia 26 de dezembro.

De lá para cá, o possível rival do Palmeiras na semifinal do Mundial de Clubes realizou quatro partidas pela Copa da Liga Egípcia, tendo como resultados três empates e uma derrota por 3 a 0 para o Smouha na última quinta-feira. No entanto, há de se ressaltar que nos primeiros três jogos, diversos atletas jovens do clube foram utilizados.

Ainda assim, a derrota diante do Smouha não foi sentida apenas no campo, mas também fora dele. O atacante Percy Tau, peça chave no elenco do Al-Ahly e autor de cinco gols em 7 partidas no Campeonato Egípcio, sofreu uma lesão muscular, é ausência por cerca de quatro semanas e também é desfalque para o duelo deste sábado.

UM VENCEDOR ABATIDO
Mesmo com tudo isso, o Al-Ahly é digno de respeito, principalmente quando se trata de Mundial de Clubes. Embora a equipe nunca tenha alcançado uma decisão, já venceu a disputa de 3º lugar em duas oportunidades, sendo a primeira em 2006, após ser despachado pelo Internacional na semifinal, e em 2021, quando derrotou o Palmeiras nos pênaltis.

E de lá para cá, o clube manteve Pitso Mosimane no comando da equipe e algumas mudanças ocorreram. Percy Tau chegou como a principal contratação da temporada, embora esteja descartado do torneio, enquanto Tawfik também não irá participar e El Shenawy é dúvida caso o Egito seja eliminado da Copa Africana de Nações ou caso os Red Devils avancem até a semifinal.

Além de todo o drama envolvendo os atletas, o clube também não poderá contar com o treinador na beira do gramado neste sábado, uma vez que Mosimane testou positivo para a Covid-19. O Al-Ahly vive um período conturbado e terá que se superar caso queira reencontrar o Verdão no Mundial novamente.