Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Portugal começa as Eliminatórias com derrota: Suíça 2 a 0

Apesar de ter muito maior volume de jogo, campeões da Euro-2016 - sem CR7 e Renato Sanches - não mostram eficácia nos arremates e amargam derrota na Basileia 

O atacante Embolo (7) vibra logo após marcar o primeiro gol da Suíça contra Portugal, na rodada de estreia das Eliminatórias da Europa (FABRICE COFFRINI / AFP)
Escrito por

Atual campeão europeu, Portugal fez nesta terça-feira a estreia no Grupo B das Eliminatórias para a Copa-2018. Na teoria, encarando o seu jogo mais difícil na campanha rumo à Rússia: fora de casa, contra a Suíça, a segunda força de uma chave na qual os patrícios são os favoritos. Embora tenha jogado bem - mesmo sem Cristiano Ronaldo e Renato Sanches - os portugueses pecaram pela má pontaria.  De seus 27 chutes a gol, apenas quatro foram no alvo. Melhor para a Suíça, que venceu por 2 a 0 e fecha a rodada na liderança.

Os gols dos suíços foram no primeiro tempo, quando o time era totalmente dominado por Portugal.  Embolo e Mehmedi marcaram. A Suíça terminou o jogo com um a menos, pois Xakha foi expulso no finzinho.

O JOGO

Portugal entrou em campo sem três titulares da campanha vencedora da Euro-2016: Renato Sanches e Cristiano Ronaldo, machucados, foram substituídos por João Moutinho e Eder (autor do gol do título europeu); João Mário foi sacado minutos antes da partida para a entrada de Bernardo Silva, uma surpresa. Já a Suíça - que na Euro foi eliminada pela Polônia nos pênaltis e caiu sem derrota no tempo normal - não contou com seu principal jogador, Shaqiri, com lesão muscular, deu o lugar para Embolo.

Portugal começou muito bem, segurando os suíços na defesa e criando oportunidades com Éder, Bernardo Silva e Nani, todas chutada para fora. Parecia jogar em casa. Porém, aos 22 minutos, a Suíça abriu o placar. Embolo sofreu falta de Adrien próximo da área, pela direita. Rodríguez bateu bem e Rui Patrício chegou a fazer a defesa parcial, mas Embolo aproveitou o rebote e cabeceou para a rede.

Portugal tentou manter a postura ofensiva. Mas um erro de marcação aos 29 minutos foi fatal. Após Moutinho perder a bola, Seferovic foi lançado pela direita e, do fundo, fez um cruzamento rasteiro para Mehmedi. O camisa 18 recebeu e, no meio de quatro portugueses que só olhavam, ajeitou e tocou à esquerda de Rui Patrício. Suíça 2 a 0.

Após o intervalo, Portugal voltou com duas mudanças. João Mário no lugar de William Carvalho e André Silva na vaga de Éder. Portugal seguiu com maior posse de bola e domínio ofensivo, até porque os suíços, com a vantagem no placar, se fecharam.

O camisa 10 João Mário entrou muito bem, começou a centralizar as jogadas, mas Portugal não finalizava com perigo. Já os donos da casa, nos raros contra-ataques, assustavam muito mais, como ocorreu aos 25, quando Dzemali perdeu gol feito. 

Na reta final, Fernando Santos foi para o tudo ou nada ao tirar um meia (Moutinho) e colocar um atacante (Quaresma). Com um volante, três meias e dois atacantes, os lusitanos foram para o tudo ou nada: o zagueiro Fontes só não marcou aos 30 graças ao zagueiro Schaar, que mandou para escanteio com o bico da chuteira; depois, Nanim, na pequena área, cabeceou na trave.

Não era dia de Portugal, para alegria dos torcedores suíços, entre eles o tenista Roger Federer, que acompanhou a partida no setor vip ao lado do presidente da Fifa o compatriota Gianni Infantino. 

Hungria tropeça

Em outro jogo grupo,  surpresa. A Hungria, a terceira força, foi até as Ilhas Faroe e apenas empatou com a frágil seleção local, 0 a 0.  fechando a primeira rodada do B, a Letônia derrotou Andorra, na casa da rival, por 1 a 0. Sabala no início do segundo tempo, fez o gol.

A segunda rodada do grupo ocorrerá no dia 7 de outubro. Portugal receberá a Islândia em Aveiro. A Suíça vai até Budapeste encarar a Hungria e Ilhas faroe visitará a Letônia.


FICHA TÉCNICA
SUÍÇA 2 X 0 PORTUGAL
Grupo B DAS ELIMINATÓRIAs DA EUROPA - 1ª rodada
LOCAL:
St. Jakobs Park, Basileia (SUI)
DATA E HORA: 6/9/2016 15h45min (de Brasíla)
ÁRBITRO:  Antonio Mateu Lahoz (ESP)
AUXILIARES: Roberto del Palomar  e Pau Cebrián Devís (ESP)
CARTÕES AMARELOS: Mehmedi, Behrami e Xakha (SUI)
CARTÕES VERMELHOS: Xakha (SUI)
GOLS: Embolo, 22'/1ºT (1-0), Mehmedi, 29'/1ºT (2-0)

SUÍÇA: Sommer, Lichtsteiner (Widmer, 24'/2ºT) , Schär, Djourou e Ricardo Rodriguez, Behrami, Xhaka, Dzemali (G. Fernandes. 43'/2ºT) e Embolo; Mehmedi e Seferovic (Derdiyok, 32'/ 2ºT). TEC: Vladmir Petkovic

PORTUGAL: Rui Patrício, Cédric, Pepe, José Fonte e Raphael Guerreiro; William Carvalho (João Mário, Intervalo), Adrien, Moutinho (Quaresma, 22'/2ºT) e Bernardo Silva; Nani e Éder (André Silva, Intervalo). TEC. Fernando Santos