Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Por que Neymar e Mbappé brigam? O passo a passo da treta no PSG

Astros da equipe francesa têm se estranhado desde o início da temporada e situação ganhou novo capítulo nesta quinta-feira. L! mostra toda a cronologia do problema

Neymar e Mbappé vivem clima complicado no Paris Saint-Germain (Foto: FRANCK FIFE / AFP)
Escrito por

A novela polêmica entre Neymar e Mbappé no Paris Saint-Germain ganhou mais um capítulo. Nesta quinta-feira, o jornal "L'Équipe" informou que os dois astros da equipe francesa seguem com problemas de relacionamento, o que já é pauta há muito tempo.


Contratações mais caras da história do time parisiense, os jogadores já passaram por altos e baixos desde que chegaram à Cidade Luz, mas o clima desandou de vez nesta temporada. Por isso, o LANCE! traz a seguir toda a cronologia dos capítulos desta polêmica.

+ Veja a tabela e os jogos da Ligue 1

RENOVAÇÃO DE MBAPPÉ 

Tudo começou quando Mbappé renovou seu contrato com o PSG em maio. O camisa 7 tinha vínculo com a equipe somente até junho deste ano e era alvo do Real Madrid. Com uma proposta irrecusável por parte de Nasser Al-Khelaïfi, dono do time francês, o atacante decidiu seguir na equipe do Parque dos Príncipes.

Mbappé passou a ser o jogador mais bem pago no mundo, com salário anual de 100 milhões de euros (R$ 518 milhões), além de luvas no valor de 300 milhões de euros (R$ 1,5 bilhão) para assinar. O dinheiro, porém, parece não ter sido o motivo da polêmica, mas sim o que veio junto dele.

Nasser Al-Khelaïfi prometeu a Mbappé que ele teria voz ativa e maior liderança dentro do elenco francês. Dentro dessas promessas estavam as demissões do técnico Mauricio Pochettino e do diretor esportivo Leonardo. Para o lugar deles, Christophe Galtier e Luís Campos foram contratados. Tais promessas viriam a ser problemas logo na sequência, quando o camisa 7 exigiu a saída de atletas.

Mbappé com o dono do PSG (Foto: ANNE-CHRISTINE POUJOULAT / AFP)

RECLAMAÇÕES COM NEYMAR

As polêmicas de Mbappé com Neymar começaram durante a pré-temporada do PSG. O camisa 7 estava insatisfeito com o brasileiro e dizia que o companheiro era um "jogador indisciplinado". Não satisfeito, o francês pediu a saída do camisa 10, que acabou ficando na equipe.

Neymar se calou e respondeu dentro de campo. O brasileiro faz um excelente início de temporada com a camisa do PSG, figurando entre os melhores do mundo até a parada para a Data Fifa. Ao todo, o brasileiro entrou em campo pelo time francês 11 vezes, com 11 gols marcados e oito assistências.

Neymar e Mbappé em treino do PSG (Foto: BERTRAND GUAY / AFP)

O DONO DA BOLA

Com a renovação e os poderes concedidos pelo dono do clube, Kylian Mbappé tornou-se uma espécie de "criança mimada" que não aceitava ser contrariado. O caso mais flagrante foi na vitória sobre o Montpellier por 5 a 2, no dia 13 de agosto, quando o camisa 7 marcou uma vez e Neymar balançou as redes em duas oportunidades.

Na ocasião, Mbappé perdeu um pênalti quando o jogo estava 0 a 0, tirando a bola de Neymar antes do chute. Ainda no primeiro tempo, entretanto, o PSG teve outro pênalti, convertido por Neymar. O que chamou a atenção no lance é que os dois atacantes discutiram antes da cobrança, em imagens flagradas pela imprensa francesa.

Ainda na mesma partida, o espírito de Mbappé apareceu novamente. Poucos minutos após a discussão na cobrança de pênalti, em um contra-ataque, o atacante francês pediu o passe, mas não recebeu a bola. Insatisfeito, Kylian virou as costas para o lance e parou de correr.

Discussão de Neymar e Mbappé antes de cobrança de pênalti (Foto: Reprodução / Prime Video)

+ Dinamarca terá camisas de protesto: Veja os uniformes das seleções lançados para a Copa do Mundo

BRIGA NO VESTIÁRIO


Após esta partida contra o Montpellier, a situação esquentou no vestiário do Parque dos Príncipes. Jogadores do Paris Saint-Germain estavam irritados com Mbappé, e o clima foi tenso, com muita discussão entre os atletas.

Relatos indicam ainda que a briga verbal só não chegou às vias de fato porque pessoas presentes no local interviram e não deixaram que as agressões físicas acontecessem. A situação só foi apaziguada no decorrer da semana, com reuniões entre direção e jogadores.

Mbappé se irritou com brincadeira de companheiros (Foto: STEPHANE DE SAKUTIN / AFP)

NÚMEROS EM JOGO

Os números de Neymar, Mbappé e Messi até a paralisação para a Data Fifa geraram discussão também. O camisa 7 marcou dez gols em nove partidas pelo PSG, mas não deu uma assistência sequer. Enquanto isso, dos oito passes decisivos de Neymar, três foram para Mbappé. O argentino, com oito assistências, deu cinco para o francês.

Este tema chegou a ser debatido pelo técnico Christophe Galtier, que falou em entrevista coletiva após a vitória do PSG sobre a Juventus, na Champions League. Na partida, Mbappé teve chance de passar a bola para Neymar sozinho na área, mas preferiu a finalização.

Trio de ataque do PSG tem brilhado na temporada (Foto: DENIS CHARLET / AFP)

RELAÇÃO FRIA

Como relatado pelo "L'Équipe" nesta quinta-feira, Neymar e Mbappé não buscam o conflito, mas a relação dos jogadores é distante no dia a dia. Dentro de campo, a dupla permanece como se nada tivesse acontecido, comemorando e celebrando, mas fora das quatro linhas o clima não é o mesmo.