Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Polônia, Suécia e República Tcheca anunciam recusa de jogar na Rússia pela repescagem da Copa do Qatar

Federações dos três países repudiam ataques à Ucrânia e anunciam decisão em conjunto

A Polônia de Robert Lewandowski enfrenta a Rússia na repescagem (Foto: KIRILL KUDRYAVTSEV / POOL / AFP)
Escrito por

Diante da invasão da Ucrânia promovida pela Rússia nesta quinta-feira, três seleções envolvidas na repescagem das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo do Qatar anunciaram a recusa de entrar em campo em território russo. As federações de Polônia, Suécia e República Tcheca se posicionaram por meio de um comunicado assinado em conjunto. Dirigentes de Fifa e Uefa se encontrarão nesta quinta-feira para responder ao pedido. 

"Com base no atual desenvolvimento alarmante do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, incluindo a situação de segurança, as federações de futebol da Polônia, Suécia e República Tcheca expressam sua firme posição de que os jogos dos playoffs para a qualificação para a Copa do Mundo de 2022 no Catar, agendados para 24 e 29 de março de 2022, não devem ser jogados no território da Federação Russa", informou a nota divulgada pelos países.

"Os assinantes deste apelo não consideram viajar para a Rússia e jogar partidas de futebol lá. A escalada militar que estamos observando traz sérias consequências e uma segurança consideravelmente menor para os times de futebol e delegações oficiais do nosso país.

Portanto, esperamos que a Fifa e a Uefa reajam imediatamente e apresentem soluções alternativas em relação aos locais onde essas partidas dos playoffs que se aproximam podem ser disputadas", diz o texto.

Os jogos decisivos estão marcados para os dias 24 (semifinal) e 29 (repescagem final) de março. A Polônia encara a Rússia em uma das semifinais, em Moscou. O vencedor da semi entre Suécia e República Tcheca enfrenta os russos, caso cheguem à final.