Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Polícia encontra documentos ligados ao depósito de Blatter a Platini

Ambos estão banidos de quaisquer atividades ligadas ao futebol por seis anos

Docume (foto:Mchael Buholzer/AFP)
Escrito por

A polícia francesa realizou nesta quarta-feira uma operação na federação de futebol do país e encontrou documentos que comprovam o depósito de 2 milhões de francos (R$ 7,5 milhões) de Joseph Blatter a Michel Platini. A investigação foi solicitada pela procuradoria geral suíça.

- Foram apreendidos documentos em conexão com o pagamento suspeito de 2 milhões de francos suíços que é o objeto do processo - informa o comunicado divulgado pelo governo da Suíça.

Ex-presidente da Fifa, Blatter começou a ser alvo de investigações depois que foi descoberto um pagamento feito a Platini em 2011. A alegação era que teria sido a compensação por um trabalho feito pelo ex-jogador para a entidade máxima do futebol entre 1998 e 2002. O francês disse que serviu como assessor do suíço, que não teria dinheiro para pagá-lo na ocasião.

Devido ao caso, os cartolas foram suspensos preventivamente pelo Comitê de Ética da Fifa em outubro de quaisquer atividades ligadas ao futebol por 90 dias. O órgão, no entanto, baniu-os por oito anos. Mas a pena acabou reduzida, e os ex-dirigentes ficarão afastados do esporte por seis anos.

BLATTER TENTA ÚLTIMA CARTADA PARA SE LIVRAR DE PENA

O fato de o Comitê de Apelação da Fifa ter diminuído a sanção de oito para seis anos deixou Joseph Blatter otimista. Na visão do cartola, isso prova que não havia certeza de corrupção e que vai tentar o seu último cartucho para se livrar da punição.

- As suspensões foram reduzidas, e o que isso quer dizer? Que a Comissão de Apelação não tinha certeza da veracidade da acusação. Estou convencido que isso será resolvido em dois meses. As duas comissões da Fifa concluíram que não houve corrupção - disse o cartola suíço, à agência "SID". 

Blatter tentará um último recurso (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)

Blatter foi sucedido na presidência da Fifa por Gianni Infantino, ex-secretário geral da Uefa. O cartola diz que se sente injustiçado por ter sido afastado da entidade máxima do futebol e banido do esporte.

- Platini e eu fomos apresentados como mentirosos, o que certamente não somos. Fizemos tanto pelo futebol... E, nesse caso, erros podem acontecer. Mas ninguém pode me acusar de ter agido mal com dinheiro - concluiu.