Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Platini pode ser banido do futebol pelo Comitê de Ética, diz advogado

Defesa do francês revelou à agência "EFE" a intenção da comissão

Platini ainda tenta concorrer à eleição na Fifa (Foto: Fabrice Coffrini / AFP)
Escrito por

O presidente da Uefa, Michel Platini, pode ser banido de todas as atividades ligadas ao futebol. Isso porque a Câmara de instrução do Comitê de Ética da Fifa vai pedir a exclusão do ex-jogador por corrupção, segundo revelaram os advogados do cartola à agência de notícias "EFE". O francês é investigado por ter recebido um pagamento supostamente ilícito de Joseph Blatter.

Platini já está punido provisoriamente por três meses pelo Comitê de Ética, que concluiu as investigações sobre o francês e o suíço e solicitou sanção a ambos. Citando a privacidade e presunção de inocência, o órgão não revelou as punições que foram recomendadas aos cartolas.

A Câmara Adjucatória do Comitê, responsável pelo julgamento, revelou que vai 'decidir sobre a chance de instaurar processos formais no seu devido tempo' contra os dirigentes. A comissão costuma punir cartolas por muitos anos. O norte-americano Chuck Blazer e Jack Warner, de Trinidad e Tobago, foram os únicos banidos para toda a vida. Thomas Clay, advogado de Platini, ainda acredita que ele será ouvido antes da decisão do Comitê, que será anunciada em dezembro.

As investigações sobre Blatter e Platini versam sobrem um pagamento supostamente ilícito de US$ 2 milhões feito pelo suíço ao presidente da Uefa. Os dirigentes recorreram de suas suspensões, mas os recursos foram negados. O francês, por sua vez, foi até a Corte Arbitral do Esporte, que deve julgar o seu caso até o fim de novembro.