Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em pior fase na temporada, Borussia tenta se superar na Champions

Jogadores em baixa, Bayern igualando pontuação no Alemão, eliminação na Copa da Alemanha: assim vai o Dortmund para tentar reverter desvantagem de 3 a 0 contra Spurs

O Borussia Dortmund nunca venceu o Tottenham na Liga dos Campeões (Foto: Timm Schamberger / AFP)
Escrito por

Em seu pior momento na temporada, o Borussia Dortmund tem a difícil tarefa de reverter um 3 a 0, contra o Tottenham, para seguir na Liga dos Campeões e se classificar às quartas de final. Com os seus principais jogadores em baixa, os Aurinegros vão ter que superar a atual ruim sequência de jogos.

A equipe de Lucien Favre, além de sofrer o 3 a 0 para o Tottenham, foi eliminada da Copa da Alemanha e, na última rodada do Alemão, perdeu para o Augsburg (2 a 1) e viu o rival Bayern de Munique igualar a pontuação de 54 pontos.

PARA ESQUECER FEVEREIRO

Fevereiro não foi bom para o Borussia (Foto: AFP)

O mês de fevereiro foi muito ruim para o Borussia Dortmund. Foram seis jogos, com quatro empates, uma derrota e uma vitória, o que proporcionou a aproximação do Bayern de Munique na tabela. A única derrota foi o 3 a 0 contra o Tottenham.

OS NÚMEROS

O Borussia viu a aproximação do Bayern na tabela do Alemão (Foto: Sascha Schuermann/ AFP)

Antes da sequência ruim, o Borussia tinha vencido o Hannover 96 por 5 a 1, em uma grande exibição, com gols de Guerreiro, Reus, Gotze, Witsel e Hakimi. Na ocasião, o Dortmund estava com 48 pontos, seis a mais que o Bayern. Agora, as equipes empatam com 54 pontos.

ELIMINAÇÃO

Wolfsburg eliminou o Dortmund na Copa da Alemanha (Foto: AFP)

Nesse período, o Borussia foi eliminado na Copa da Alemanha pelo Wolfsburg, nas oitavas de final. O empate por 1 a 1 levou o jogo para a prorrogação. Pulisic marcou, mas Pizarro empatou. Na sequência, Hakimi recolocou o Dortmund na frente, porém, no último minuto, Harnik levou o jogo para os pênaltis. Nas penalidades, os visitantes foram melhor e eliminaram os Aurinegros.

A DERROTA

Son foi o destaque do jogo de ida (Foto: Adrian Dennis / AFP)

O desempenho piorava conforme a pressão aumentava. Com a aproximação do Bayern e a eliminação, o Borussia foi para a Inglaterra com um ambiente ruim. Em Londres, o Tottenham foi superior e abriu o placar com Son. Vertonghen e Llorente marcaram faltando dez minutos para o fim, o que aumentou a melancolia do clube alemão.

AMARGA

Augsburg venceu o Dortmund na última rodada do Alemão (Foto: Ina Fassbender/ AFP)

O Borussia vai da pior maneira para o jogo de volta da Champions. Na última rodada do Alemão, a equipe perdeu para o Augsburg por 2 a 1 e, com a vitória de 5 a 1 do Bayern sobre o Monchengladbach, viu o principal rivar igualar a pontuação na liderança. Contra os Spurs, o Borussia vai entrar em campo vivendo o pior momento de sua temporada.

RENDIMENTO RUIM

Reus e Sancho estão com rendimento abaixo (Foto: AFP)

O que pode explicar o momento é o baixo rendimento de seus principais jogadores. Nos últimos sete jogos, Reus marcou dois gols, sendo que antes dessa sequência eram 15 gols feitos. A jovem revelação Jadon Sancho também teve queda de rendimento, com dois gols e duas assistências. Sendo que, antes, seu número era de sete gols e 12 assistências. Um dos artilheiros, Alcácer marcou apenas um gol.

FREGUESIA

Borussia é freguês do Tottenham (Foto: Adrian Dennis / AFP)

Além da fase ruim da equipe e dos resultados ruins, o Borussia nunca venceu o Tottenham na Liga dos Campeões. São três partidas e três derrotas, com sete gols sofridos. Em toda a história, são cinco jogos, com mais duas vitórias para o Dortmund e nenhum empate.

INSPIRAÇÃO

Reus é a esperança do Borussia (Foto: Reprodução)

Para superar isso tudo, o Borussia tem que se inspirar no ano de 2016, quando, pela Liga Europa, na primeira fase, venceu o Tottenham, por 3 a 0. Reus foi a estrela da partida, com dois gols e permanece no elenco desta temporada. Além do atacante, Bürki (na época reserva, hoje titular), Schmelzer e Piszczek também permanecem. Os dois últimos, porém, estão machucados.

*sob a supervisão de Leonardo Martins